A medalhista olímpica Rosamaria promoveu, neste sábado (20), um evento inédito de esporte em Florianópolis. O “Vivência Campeã” buscou aproximar ainda mais os fãs da história e da vida da atleta. Nele, a oposta da Seleção Brasileira relembrou sua trajetória em Santa Catarina, onde começou no esporte, e a importância que o estado teve em sua carreira.

Continua depois da publicidade

Confia imagens do evento da catarinense

O evento reuniu cerca de 30 fãs na quadra de vôlei do clube Elase, no bairro Saco dos Limões, na Ilha de Santa Catarina, para um dia inteiro de atividades práticas, conversa e interação direta com a atleta. Além deles, outras pessoas assistiram da arquibancada do ginásio.

Toda a renda arrecadada nas inscrições foi destinada a instituições de caridade, incluindo a APAE de Nova Trento, cidade natal da jogadora.

Rosamaria promove evento “Vivência Campeã” em Florianópolis

A programação começou com um coffee break de recepção, entrega de kits personalizados e instruções sobre a agenda do dia. Na sequência, Rosamaria conduziu um treino técnico e lúdico ao lado de professores, como o preparador físico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino e bicampeão olímpico José Elias de Proença.

— Foi uma função diferente. Hoje estive um pouco do outro lado da quadra, como técnica. Eu guiava elas durante o treino, e foi superlegal ver a felicidade nos olhos de quem estava participando. Poder dar um toque e já ver a melhora delas é muito satisfatório — contou.

Continua depois da publicidade

Romaria promove evento Vivência Campeã em Florianópolis
Treino técnico entres fãs e atleta em quadra (Foto: Eliza Bez Batti, NSC Total)

Entre os participantes, havia crianças e adolescentes de escolinhas locais. Kauani Falkievicz dos Santos, de 13 anos, ponteira e fã de Rosamaria, viajou de Joinville até Florianópolis para prestigiar a atleta.

— Fiquei muito feliz de ser convidada pela minha escolinha [CTV Joinville] para representar o grupo. Quero pedir dicas para ela sobre como conseguiu trilhar esse caminho de Santa Catarina até a Seleção Brasileira, porque esse também é o meu sonho — contou.

Romaria promove evento Vivência Campeã em Florianópolis
Kauani Falkievicz dos Santos, de 13 anos, de Joinville (Foto: Eliza Bez Batti, NSC Total)

Além de Zé Elias, estava presente também a professora Vandelina Ribeiro, a Vandeca, primeira treinadora de Rosamaria em Nova Trento. Para ela, o encontro carregou um sentido de retorno e de confirmação do trabalho com jovens atletas.

— A Rosamaria está comigo desde os oito anos de idade. É muito bom ver essa trajetória e a pessoa que ela se tornou. É também muito gratificante ver o resultado do seu trabalho, a oportunidade que as atletas passam a ter e perceber até o que elas podem alcançar — disse Vandeca.

Continua depois da publicidade

Romaria promove evento Vivência Campeã em Florianópolis
Rosamaria ao lado de Vandeca, sua primeira trinadora (Foto: Eliza Bez Batti, NSC Total)

Reencontro

Para Rosamaria, realizar esse evento em Florianópolis foi uma forma de reencontrar suas raízes. Segundo a própria atleta, a iniciativa nasceu da vontade de estar “de pertinho” com quem a acompanha.

— Parece perto, porque eu sou daqui, mas muitas pessoas não me conheciam pessoalmente. Então, quis mostrar que eu comecei onde elas estão começando. Eu fui igual a elas. Vivi as mesmas dificuldades, joguei os mesmos campeonatos em Santa Catarina e consegui chegar até onde cheguei. O dia de hoje é para incentivar tantas meninas e meninos a acreditarem nos seus sonhos — disse Rosamaria.

Conversa e rodada de autógrafos

Após a dinâmica interativa em quadra, os fãs e a oposta tiveram um momento de descanso e almoço, para então retornar a uma roda de conversa. O “talk show” foi mediado por Wagner Santos, diretor de marketing de grandes empresas e palestrante, e contou com perguntas do público.

Romaria promove evento Vivência Campeã em Florianópolis
Talk Show mediado por Wagner Santos (Foto: Eliza Bez Batti, NSC Total)

Na reta final do evento, houve uma sessão de fotos, autógrafos e entrega de brindes. Então, Rosamaria resumiu o sentimento de voltar ao seu estado para esse encontro inédito.

Continua depois da publicidade

— Foi um dia pensado para isso: para a gente se divertir juntas, trocar experiências e mostrar que é possível chegar lá. Voltar a Santa Catarina depois de tanto tempo fora e estar perto de quem eu amo e de quem me acompanha é muito especial — finalizou.

Romaria promove evento Vivência Campeã em Florianópolis
Rosamaria autografando camiseta de fã (Foto: Eliza Bez Batti, NSC Total)

Rosamaria e a Seleção Brasileira de Vôlei

Rosamaria Montibeller nasceu em Nova Trento (SC) e representa a Seleção Brasileira de vôlei há quase 10 anos, atuando na posição de oposta. Entre as conquistas mais recentes da atleta estão o bronze pelo Campeonato Mundial, a prata pela Liga das Nações de Vôlei (VNL), o vice-campeonato olímpico em Tóquio 2020 e a medalha de bronze em Paris 2024.

Além disso, a brasileira possui incontáveis vitórias pelos clubes em que passou, desde a categoria de base até os times adultos. Rosamaria também é embaixadora do esporte no estado de Santa Catarina.

Atualmente, aos 31 anos, a oposta atua no Japão, pelo Denso Airybees, e comentou sobre a escolha de jogar fora do Brasil. Para ela, o clube ajudou muito na evolução como atleta e permite experiências que agregam à Seleção Brasileira.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

— Eu tenho escolhido ficar fora do país para continuar ganhando mais experiências. Desde que saí do Brasil amadureci muito, evoluí minha visão de jogo e me desafiei cada vez mais. Esse é o caminho que me move — explicou.

Rosamaria também falou sobre o futuro com a Seleção Brasileira, afirmando que a equipe tem chances de conquistar uma medalha de ouro, pensando nas Olimpíadas de Los Angeles 2028, e luta muito por isso.

— A gente tem muita condição de buscar essa medalha de ouro pensando em Los Angeles. Mas ainda tem muita coisa para acontecer. Espero continuar vendo nossa evolução, porque é o que estamos buscando — completou a atleta.

Leia também

Lançamento da Superliga 2025/26 contará com a presença de medalhistas olímpicos

Onde assistir aos jogos de Gabi Guimarães pelo seu clube após a temporada de Seleções

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão