O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou neste domingo (21) a desistência de sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Ele irá apoiar o ex-presidente Donald Trump na corrida.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A decisão foi tomada na esteira das derrotas de DeSantis nas primeiras primárias do partido. Na segunda (15), ele ficou em segundo lugar no estado de Iowa, 30 pontos percentuais atrás do ex-presidente. Nas pesquisas para a votação primária de New Hampshire, que ocorre na terça-feira (23), o governador aparecia em terceira colocação, atrás de Trump e da ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley.

— Está claro para mim que a maioria dos eleitores das primárias republicanas querem dar a Donald Trump outra chance. (…) Se existisse qualquer coisa que eu pudesse fazer para produzir um resultado favorável, mais paradas de campanha, mais entrevistas, eu faria. Mas não posso pedir a nossos apoiadores a oferecerem seu tempo e doarem seus recursos se não temos um caminho claro para a vitória. Dessa forma, estou hoje suspendendo minha campanha — afirmou DeSantis em um vídeo publicado no X (antigo Twitter).

Aos 45 anos, DeSantis era considerado o nome mais forte dentro do partido para enfrentar Trump nas primárias republicanas. O governador ganhou projeção dentro do partido durante a pandemia da covid-19, na qual se alinhou à política negacionista de Trump.

Continua depois da publicidade

Leia também

Partidos tentarão surfar “bolsonarismo fora do PL” em SC

Prisão preventiva de ex-chefe da Floram em Florianópolis é mantida pela justiça

Quem são os 11 alvos de operação que mira esquema do lixo em Florianópolis