O rompimento da principal adutora de água de Biguaçu deixou a cidade desabastecida durante parte da madrugada e manhã desta quarta-feira. De acordo com um comunicado da Casan, a empresa SC Gás danificou involuntariamente durante a madrugada a tubulação localizada na marginal da BR-101, próximo ao trevo de Barreiros. Às 16h os técnicos da Casan conseguiram consertar a adutora.
Continua depois da publicidade
::: Leia todas as notícias da Grande Florianópolis
Segundo a Casan, todo o município de Biguaçu e parte de São José – bairros Serraria e Barreiros – foram afetados pela falta d’água, porém no fim da manhã o abastecimento já estava sendo normalizado. O engenheiro da Casan, Joel Horstmann, explica que no local passa uma derivação de uma tubulação que corta a BR-101 na altura do bairro Serraria.
Segundo comunicado da SC Gás, a empresa realizava uma obra de remanejamento da rede de distribuição de gás natural para permitir a instalação de uma passarela de pedestres pela Autopista Litoral Sul na BR-101, km 202 no município de São José, quando atingiu e rompeu adutora de grande porte da Casan.
Continua depois da publicidade
A SC Gás ainda pediu desculpas pelos transtornos causados.
:::Leia na íntegra o comunicado oficial divulgado pela Casan nesta manhã:
Rompimento de adutora corta abastecimento para Biguaçu
A Casan comunica que em função do rompimento de uma adutora de grande porte, o abastecimento de água para o município de Biguaçu está interrompido desde a madrugada desta quarta-feira, 4.
A tubulação, localizada na marginal da BR-101, na altura da Rua Otto Júlio Malina, proximidades do trevo de Barreiros (São José), foi danificada involuntariamente por técnicos a serviço da empresa SCGás. Uma adutora de 250 milimetros foi perfurada, forçando o fechamento do anel de abastecimento para a cidade.
Em função da gravidade do fato, a Casan mobilizou toda a Superintendência da Grande Florianópolis. Três equipes técnicas estão desde cedo no local, num total de mais de 20 profissonais. O grupo conta com escavadeiras, caminhões e todos os equipamentos possíveis para tentar solucionar o problema com a máxima urgência.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo em que as equipes estão envolvidas com o conserto, os técnicos tentam avaliar a previsão de horário de recuperação do sistema e a normalização do atendimento.
:::Leia o comunicado da SC Gás:
A SCGÁS informa que por volta das 2 horas de hoje (04) realizava obra de remanejamento da rede de distribuição de gás natural para permitir a instalação de uma passarela de pedestres pela Autopista Litoral Sul na BR-101, km 202 no município de São José, quando atingiu e rompeu adutora de grande porte da Casan.
Conforme informou a Casan em comunicado recente o fato é grave e gera a paralização de abastecimento de água na cidade de Biguaçu, o que exige a mobilização das equipes de ambas as Companhias. Nesse momento o ponto da adutora atingida e que leva ao vazamento de água ainda não foi identificado pelos técnicos da Casan e da SCGÁS.
Continua depois da publicidade
A SCGÁS pede desculpas a sociedade pela ação involuntária que levou ao ocorrido e informa que fiscaliza as ações da Casan no intuito de garantir a integridade da rede distribuição de gás natural instalada nas proximidades da obra e auxilia nas ações que levarão a detectar o ponto de vazamento de água. A distribuidora informa também que não há riscos de desabastecimento dos clientes que consomem gás natural na região