O deputado federal Romário (PSB-RJ) fez uma rápida visita na manhã desta sexta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, onde o ex-presidente esteve para uma sessão de fonoaudiologia.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos políticos e artistas recebidos por Lula no hospital

Depois dos cinco meses em que se submeteu ao tratamento contra o câncer na laringe, Lula decidiu fazer mais sessões para recuperar e, principalmente, potencializar sua voz original. O objetivo é fazer com que a voz fique mais clara, resistente e forte para a agenda eleitoral que o ex-presidente pretende cumprir neste ano.

Lula tem feito sessões de fonoaudiologia desde janeiro, quando deu início às 33 sessões de radioterapia. Devido aos efeitos colaterais tratamento radioterápico, o ex-presidente ficou com a voz rouca, teve inflamação na garganta, desenvolveu mucosite (inflamação na mucosa) e passou a ter dificuldades de deglutição e salivação.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, a voz do ex-presidente ainda não está 100% recuperada. Apesar de estar mais nítida e próxima do que era sua voz antes do tratamento quimio e radioterápico, Lula ainda não consegue manter o tom de voz em diálogos prolongados. Após algum tempo falando, a voz volta a ficar rouca e falha, o que é considerado uma sequela temporária do tratamento.

O ex-presidente nunca havia se submetido aos exercícios de fonoaudiologia antes e gostou da possibilidade de voltar aos palanques com a voz “ainda melhor do que antes”. Como a radioterapia não deixou sequelas nas cordas vocais, o ex-presidente decidiu, em conjunto com as duas fonoaudiólogas do hospital, que manterá por tempo indeterminado as sessões diárias de 30 minutos.

Lula decidiu não viajar no feriado de Páscoa e permanecerá em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No próximo sábado, a família vai comemorar o aniversário da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completará 62 anos.

Continua depois da publicidade