Pés descalços, demonstrações de fé e orações marcaram a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, a estimativa é de que 90 mil fiéistenham participado da procissão.

Continua depois da publicidade

Como de costume, a padroeira do Brasil foi colocada no alto de um caminhão do Corpo de Bombeiros e guiou os romeiros por um trecho de quase quatro quilômetros. Os fieis vieram de diversas partes do país para agradecer às bênçãos, pagar promessas e reforçar os pedidos de proteção.

A aposentada Marilice Borges foi uma das fiéis que acompanhou o cortejo de fé, como faz todos os anos há mais de uma década. Ela disse que o momento serve para refletir sobre as atitudes e também rezar pela paz.

– Aproveito para rezar bastante e pedir coisas boas. Também precisamos agradecer às bênçãos e refletir sobre tudo o que fizemos, sempre com muita fé – diz.

E foi justamente a crença que fez da romaria deste ano um dos recordes em número de participantes entre as 35 edições. Os 90 mil romeiros que participaram da caminhada somam quase o triplo da população do município de Campos Novos, que tem cerca de 32 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida teve início às 9h na Paróquia São João Batista, no Centro da cidade. O trajeto demorou cerca de uma hora até o Santuário. O governador Raimundo Colombo também participou da caminhada. Ele acompanhou os romeiros durante parte do trecho e depois assistiu à missa campal.