Uma das partes mais empolgantes e emocionantes de planejar um casamento é definir o estilo da cerimônia. Com essa decisão, o resto torna-se mais fácil: as cores, decoração, atmosfera, roupas e outros detalhes da celebração e da festa. Todos os anos, diversas tendências surgem no universo dos casamentos, o que pode gerar dúvidas aos noivos. Mas, antes de qualquer decisão, é importante ter em mente que a cerimônia deve refletir o casal, e não o que está em alta no momento.
Continua depois da publicidade
Planejar o casamento pode ser uma ótima oportunidade para que os casais, que mesmo com toda a intimidade, conheçam-se ainda mais. Por isso, depois do noivado, a dupla pode se reunir para fazer perguntas sobre como seria o casamento ideal para ambos. As respostas podem ajudar a ditar algumas características: casamento mais tradicional ou informal, local fechado ou ao ar livre, quantidade de convidados, e outros.
Outra consideração importante é o orçamento. Alguns estilos, especialmente os que envolvem decoração elaborada e locais específicos, podem custar muito mais. Por isso, alinhe com o seu parceiro quanto vocês pretendem investir no casamento.
Se você está com dúvidas, busque inspiração! Revistas de casamento, sites e redes sociais podem te ajudar a explorar diferentes estilos e tendências. Lembre-se de que não há regras rígidas ao escolher um estilo de casamento: o mais importante é que ele reflita os valores, ideais e personalidade do casal.
Conheça os estilos mais tradicionais e as características de cada um:
Clássico
Para os casais mais tradicionais, esse pode ser o estilo perfeito. Normalmente, são eventos elegantes, com cores clássicas e características elegantes. Casamentos neste estilo tendem a acontecer à noite, e contar com decorações que esbanjam sofisticação, equilíbrio e elegância.
Continua depois da publicidade
Minimalista
Baseado no conceito ‘menos é mais’, esse casamento também é elegante, mas se destaca por ser mais simples. Tende a acontecer em locais ao ar livre ou bem iluminados, com decorações em branco e tons claros. São ideais para os noivos que prezam por elegância aliada a simplicidade.
Rústico
É um casamento mais comum, em que a natureza torna-se abundante. Normalmente, a decoração baseada em elementos orgânicos, como madeiras, galhos e folhagens. Os noivos podem abusar de elementos como pallets, caixotes e cestos de vime para compor o cenário. Além disso, fitas e luzes tornam o ambiente mais acolhedor.
Romântico
Imagine um casamento de cinema. É o estilo romântico, que apresenta todos os elementos mais delicados, como flores, renda, tons pastéis e detalhes encantadores. Ele pode ser realizado tanto ao ar-livre, quanto em uma igreja tradicional com belos vitrais. Além disso, pode conter elementos que lembrem os convidados da trajetória dos noivos.
Descolado
Esse é para os casais criativos, que fogem do tradicional. Nesse modelo, tudo o que compõe um casamento clássico é substituído por elementos modernos, criativos e que refletem totalmente a personalidade do casal. A ideia aqui é demonstrar originalidade em casa etapa, tanto na cerimônia quanto na festa.
Continua depois da publicidade
Mini-wedding
Conhecido também como casamento intimista, é o modelo ideal para os noivos que preferem uma cerimônia mais reservada, com poucos convidados — no máximo 100. Com o custo nos convidados reduzido, o casal pode optar por aumentar a qualidade dos serviços, com espaços mais acolhedores e uma decoração personalizada, de acordo com o gosto do casal.
Estilos na fotografia
O casamento é um momento único e inesquecível na memória de todos que participam, sejam os convidados, os familiares e os próprios noivos. Mas, para eternizar cada detalhe da cerimônia, a fotografia é um item fundamental. O fotógrafo e apresentador do PodBeijar, Lauro Maeda, explica essa importância:
— Mais do que ter imagens para postar nas redes sociais, as fotografias de casamento devem informar, documentar, motivar e estimular reações. Muitas vezes, uma boa imagem guarda dentro dela, histórias que só as pessoas que vivenciaram aquele momento são capazes de lembrar. Mas, também é capaz de emocionar qualquer pessoa que entenda seu significado e sua mensagem — reforça.
Assim como o estilo do casamento deve refletir a personalidade do casal, as fotos também devem representá-los, e por isso, os dois assuntos andam lado a lado. Lauro comenta que o estilo de fotos deve conversar com o casamento, e neste caso, cabe ao fotógrafo definir essas características junto aos noivos.
Continua depois da publicidade
— Um casamento que acontece na praia, algo mais despojado e natural, não combina com fotos muito produzidas ou posadas. Tanto os noivos quanto os convidados estão integrados ao ambiente e ao estilo do evento, e vem um fotógrafo que chama as pessoas o tempo todo para fotografar olhando para a câmera. Isso acaba tornando as fotos muito quadradas, sem movimento e, consequentemente, sem impacto — exemplifica o profissional.
O mesmo é válido para a situação oposta: em um casamento formal, clássico e com muitos protocolos, é importante que o fotógrafo entenda cada etapa e saiba fazer fotos com técnica e qualidade quando for solicitado. Por isso, na hora de planejar um casamento, cabe aos noivos encontrarem um estilo de fotografia que tenha sinergia com os outros detalhes do evento.