Nesta sexta-feira (8/11), às 19 horas, no Arquivo Histórico de Joinville, acontece o lançamento do livro “O menino que vê o mundo: confidências sobre os imigrantes italianos”, do historiador e escritor Waldir José Rampinelli. O evento é gratuito e aberto ao público.
Continua depois da publicidade
O romance se passa na cidade fictícia de Nova Belluno, pequena cidade brasileira criada por imigrantes italianos. Lá, vive um menino que observa com seu olhar puro, como acontecem as relações de poder da igreja, do comércio, das profissões liberais e, ao mesmo tempo, como a comunidade italiana preserva a sua identidade e trata aqueles que não têm a mesma origem.
De acordo com o autor, a obra também mostra a relação dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil com povos locais como os negros, os indígenas e os “baiecos” (todos aqueles que não têm etnia italiana e de sobrenome genuinamente brasileiro).
Durante o evento, Waldir Rampinelli fará um bate-papo com o público sobre a importância da literatura militante, representada por autores como Lima Barreto, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, e a atual conjuntura brasileira.
O Arquivo Histórico de Joinville fica na av. Hermann August Lepper, 650, bairro Saguaçu. O horário normal de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Continua depois da publicidade