Um dos mais importantes prêmios de literatura do país, o Prêmio São Paulo de Literatura, divulgou na última quarta-feira (9) a lista dos vencedores da edição 2020, entre as obras reconhecidas pela premiação está o romance ‘Paraízo-Paraguay’, do escritor catarinense Marcelo Labes. A obra lançada pela editora Caiaponte foi premiada na categoria melhor romance de ficção de estreia.
Continua depois da publicidade
O escritor blumenauense receberá um prêmio de R$ 200 mil e fala da importância do reconhecimento nacional:
– Sobre a importância, creio que ela se dá em esferas: primeiramente, é um grande prêmio nacional concedido a um livro editado por uma editora independente; depois, é uma forma de mostrar ao restante do país que Santa Catarina existe e que produzimos literatura de qualidade por aqui.
Em 2019, a escritora catarinense Daniela Stoll foi finalista do mesmo prêmio com seu romance ‘Do lado de dentro do mar’, da Editora Patuá. Também em 2019, Marcelo foi finalista do Prêmio Jabuti.
Continua depois da publicidade
A cerimônia do Prêmio São Paulo de Literatura está prevista para março de 2021. A premiação deste ano contou com curadoria do escritor e colunista Ignácio de Loyola Brandão e da escritora e roteirista Ana Paula Maia, bem como dos críticos João Cezar de Castro Rocha e Martim Vasques da Cunha.
Ainda sobre o prêmio, Marcelo destaca o valor de ter sua obra reconhecido em um ano de tantas dificuldades.
– Enquanto autor que vive de literatura, é uma possibilidade de tentar esquecer o horror que foi 2020 e começar 2021 com alguma calma, alguma possibilidade de respiro para, claro, começar a escrever um novo livro.
Continua depois da publicidade
O romance ‘Paraízo-Paraguay’ fala da relação do sul do Brasil com a Guerra do Paraguai. Olga, uma anciã que está à beira da morte, começa a falar de suas memórias da Guerra do Paraguai e da história da imigração alemão no sul do Brasil, contada sem romantismos ou idealizações.
