O prefeito de Roma, Walter Veltroni, apresentou oficialmente nesta segunda o projeto da candidatura da cidade para abrigar os Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão entre 16 de julho e 1º de agosto.
Continua depois da publicidade
O projeto, apresentado por Veltroni, prevê a realização da cerimônia de abertura das competições no atual estádio Olímpico, construído para os jogos de 1960, e a de encerramento no Circo Massimo, um dos grandes símbolos da cidade.
Veltroni apresentou o dossiê ao Comitê Nacional Olímpico Italiano (CONI), que deverá decidir a cidade italiana escolhida para disputar a vaga, que também é pretendida por Milão. O CONI prevê emitir sua decisão em janeiro.
Segundo o projeto romano, as olimpíadas ocorreriam em quatro pontos da cidade: Tor Vergata, onde até 2008 se prevê a construção do Palácio da Natação; o Foro Itálico, onde se encontra o estádio Olímpico e as quadras de tênis; o EUR, onde fica o Palácio de Esportes; e a zona litorânea de Ostra, para os esportes de vela e remo.
– Seriam olimpíadas baseadas no meio-ambiente e na biodiversidade, pois Roma tem um grande patrimônio natural. É uma cidade apaixonada por esportes, e que, neste sentido, possui uma cultura multidisciplinar – afirmou Veltroni.
Continua depois da publicidade