O livro “Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e Municípios Vizinhos” será apresentado no 3º Seminário Religiosidades Afro-Brasileiras que vai rolar no dia 16 de setembro, a partir das 9h30min, no Templo Ecumênico da Universidade Federal de Santa Catarina. A obra resulta de projeto do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas — CFH/UFSC , realizado através de convênio entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Trata-se de uma pesquisa que vem romper com o enorme silêncio que paira sobre as religiões de matriz africana em Florianópolis e seus arredores. Tal projeto procurou enfatizar a presença efetiva dessas manifestações religiosas, a diversidade e a riqueza cultural e revelar a persistência da discriminação, do preconceito e do racismo, que, de várias formas, impedem o efetivo reconhecimento destas religiões como um dos direitos inscritos na Constituição do Brasil.
Territórios do Axé
O livro contém o levantamento das religiões de matriz africana realizada em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, abordando também a formação das casas religiosas, e ressaltando a importância do patrimônio material e imaterial dessas instituições.
Continua depois da publicidade
Durante o seminário acontecerá uma cerimônia religiosa de abertura para saudar esse importante momento e conquista para a comunidade de santo da cidade. Após a manifestação das autoridades presentes, a equipe fará uma breve apresentação dos resultados do projeto e cada casa receberá uma cópia da obra contendo o relatório final do trabalho realizado. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. contatos pelo e-mail territoriosdoaxe@gmail.com.