Vou iniciar essa nota contrariando um dito popular: ¿O que os olhos não veem, o coração realmente sente¿. Presenciei um evento que com certeza foi uma das cenas mais bonitas que já vi: 14 deficientes visuais da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) foram convidados pela Associação dos Velejadores de Santo Antônio de Lisboa (Avesal) para ter a experiência de velejar.
Continua depois da publicidade
Os organizadores se preocuparam com tudo, até levaram maquetes de barcos para que os tripulantes ilustres pudessem tatear e ter a noção exata do que estava por vir. O resultado foi simplesmente magnífico! Eles estavam com os sentimentos à flor da pele, atentos a tudo. Ouviam o balançar das ondas, o canto dos pássaros e sentiam a brisa pairar sobre seus rostos.
Exibimos a matéria na segunda-feira no Jornal do Almoço, e ela acabou sendo veiculada primeiro na programação da Rede Globo, no jornal Hora 1. Confesso, deixei escaparem algumas lágrimas vendo a felicidade sem tamanho dos meus queridos amigos. Aí na foto está o Jairo da Silva, que está presidente da Acic. Vocês duvidam que ele está feliz? Isso é simplesmente impagável.
Continua depois da publicidade