Na última sexta-feira rolou uma reunião de extremíssima importância na Escola Jovem de Canasvieiras, em Floripa. Reunidos numa mesma sala das 8h30min até o meio-dia, estavam lideranças dos diversos bairros da região, autoridades da segurança pública, profissionais da assistência social e moradores preocupados com o crescimento da violência na região.
Continua depois da publicidade
A pauta nasceu desta necessidade que assombra principalmente os bairros vulneráveis do norte da Ilha, mas diferente do que se vê por aí, os encaminhamentos não ficaram em torno do pedir mais policiamento, mais segurança e o combate ao tráfico de drogas. O foco discutido pelos cidadãos presentes no encontro foi a prevenção, tanto que diversas coisas devem mudar a partir desta provocação social.
As pautas encaminhadas aos setores responsáveis foram a reabertura do centro de convivência na Vila Cachoeira e a inauguração de um na Comunidade Papaquara; a ampliação das vagas em creches para período integral e o reordenamento das vagas por território, bem como a construção de novas unidades nas comunidades.
E no relativo a gerar oportunidades para todos, o grupo pensou em criar um mural de oportunidades, destacando cursos profissionalizantes (como o Pronatec), vagas para jovem aprendiz, oficinas de geração de renda, formalização do trabalho/empreendedorismo e feirões de emprego (tipo uma ação global). Faço votos que consigam, meu queridos! A comunidade estando unida já é um bom começo para driblar a violência que nos cerca.
Continua depois da publicidade