Esta é uma temporada de moda com poucas estrelas internacionais – até agora somente estão confirmados os astros hollywoodianos Ashton Kutcher e Rosie Huntington-Whiteley -, mas de muitas mudanças no line up da SPFW. E também há promessas de boas surpresas para esta semana de moda.

Continua depois da publicidade

A novidade é Rodrigo Rosner, estilista paulistano especializado em roupas de festa, que participou de sete edições da Casa dos Criadores, evento considerado celeiro de novos nomes. Dono de um ateliê em Higienópolis, em São Paulo, tem clientes como a escritora Fernanda Young e a atriz Jacqueline Dalabona.

O evento contará com retorno da Uma, marca com DNA urbano, da estilista Raquel Davidowicz. Já o veterano Ronaldo Fraga, conhecido pelos seus desfiles-conceitos, que sempre são verdadeiros shows dentro do evento, não participa desta edição. Outra marca que também não estará presente é a grife carioca Reserva, que promete voltar na edição de verão.

Desfiles

Algumas apresentações ocorrem fora do prédio da Bienal. Entre elas, a da Neon, que será promovida no Teatro Tucarena, em Perdizes, no dia 24, às 11h30. A marca anunciou que para o inverno preparou uma coleção mais glamourosa, inspirada na cultura multiétnica de Istambul, com trabalho de Ikat – técnica de tecelagem que tinge os fios em mecha – além de estampas exclusivas.

Continua depois da publicidade

Já a grife Cavalera usa como palco a Estação da Luz, no meio da cracolândia, ao meio-dia, no domingo. O tema da coleção será faroeste urbano.

– Ali é uma região com garotas de programa, usuários de droga e muitos turistas. ê o lado cosmopolita da cidade – adianta Alberto Hiar.

– Será também uma forma de homenagear São Paulo, que na quarta-feira completa 458 anos.

O desfile será aberto ao público.

Dois livros serão lançados na Bienal, o Brasil Style, pela Editora Assouline, e o Projeto Brasil 01: Pensamento, uma coprodução entre a Luminosidade, empresa organizadora do evento, e a editora Arte Ensaio.

– A grande novidade é que a TV SPFW vai transmitir online as nove horas diárias da programação, com os desfiles, backstages, e tudo o que for relevante – informa Paulo Borges, organizador da SPFW. O endereço para assistir à programação é www.ffw.com.br.

Continua depois da publicidade

E para a próxima edição, a de verão, Borges está estudando um novo modelo de negócio. Trata-se de uma página na internet, que integre as roupas apresentadas na SPFW, com material informativo da grife, e e-commerce associado. E há perspectivas de mais crescimento.

– Não há limites no número de marcas. Em nossa primeira fase, chegamos a ter 50 grifes nas edições de verão. Hoje temos 40, mas num processo de qualificação.

LINE UP – DESTAQUES:

Quinta

Animale – 17h

Tufi Duek – 19h

Cori – 20h15min

Osklen – 21h30min

Sexta

Pedro Lourenço – 12h

Rodrigo Rosner – 15h30min

A. Herchcovitch (fem.) – 17h30min

Iódice – 19 h

Triton – 20h30

Sábado

Reinaldo Lourenço – 12h45min

Ellus – 15h30min

Mario Queiroz – 17h30min

Huis Clos – 19h

Samuel Cirsnansk – 21h

Domingo

Cavalera – 12h

Jefferson Kulig – 16h

Fause Haten – 17h30min

Juliana Jabour – 19h

Colcci – 20h30min

Segunda

Gloria Coelho – 12h10min

Maria Bonita – 15h30min

Uma – 17h

Lino Villaventura – 20h

Terça

Neon – 11h30min

Fernanda Yamamoto – 15h30min

A. Herchcovitch (masc.) – 17h

André Lima – 21h