O Figueirense foi melhor no domingo. O time está a frente em qualidade, montagem e rodagem, em relação ao Avaí. E foi isto que fez a diferença no clássico deste domingo. O Figueirense foi melhor durante todo o primeiro tempo, mais consistente, mais bem posicionado, e fazendo o Avaí correr muito na marcação, que não estava encaixada. O volante Ferrugem jogou como meia e foi muito bem – pra mim o melhor em campo nos 90 minutos. No todo, o Furacão foi melhor e mereceu a vitória, que foi incontestável.

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Rodrigo Faraco na Hora

Jogo dos técnicos

Taticamente o time comandado por Vinicius Eutrópio estava muito bem montado e orientado, até pra desmontar a marcação planejada pelo Leão. Elicarlos e Ferrugem são os termômetros deste sistema tático e dão tom das mudanças dentro de campo. O Figueirense até correu riscos no segundo tempo, porque o Avaí se acertou um pouco mais, e, principalmente, recuando depois do gol. Já Silas teve muito trabalho pra ajustar o time, com Caio César e Diego Jardel muito confusos em campo.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela do Campeonato Catarinense 2016

Héber comanda

O árbitro Héber Roberto Lopes mostrou em um minuto porque era o mais indicado para conduzir a partida. O estádio inteiro viu pênalti de André em cima de Dudu. Até mesmo todos nós que estávamos na cabine. Mas Héber estava certo. E as imagens mostraram que houve o choque, mas que Dudu forçou demais na queda. O outro momento foi a confusão geral aos 20 do segundo tempo, que ele administrou muito bem, sem aplicar sequer um cartão amarelo. Foi uma aula de arbitragem.

Duelo dos goleiros

Renan e Gatito foram protagonistas. Grandes defesas dos dois pontuaram a partida. No primeiro tempo, Gatito fez um milagre numa cabeçada do atacante William aos 38 minutos. O goleiro foi no chão e salvou o gol. Já Renan brilhou aos 10 do segundo tempo. Numa cobrança de falta perfeita de Marquinhos Pedroso, o goleiro do Avaí se esticou todo para tirar a bola que entraria no ângulo. Foi um duelo particular de alto nível.