Mais importante que jogar bem é pontuar. O Figueirense chegou num momento em que esta maldita sentença é válida. É preciso, acima de tudo, pontuar. Quem sabe, vencer. Perder é terrível, quase desesperador. Para pontuar é preciso lutar. Correr mais que o adversário. Toda dividida é pouco. Toda a aplicação tática é muito bem-vinda.
Continua depois da publicidade
Jogar com qualidade e desenvoltura é ótimo, mas agora isto fica pra mais tarde. No máximo, além da luta por pontos, também é preciso um pouco mais de equilíbrio. O sistema defensivo tem que funcionar. Se o Figueira voltar com algum ponto e um pouco mais de equilíbrio já estará bom para ganhar confiança.
Sistema defensivo
Laterais que fiquem mais na defesa, entrosamento na dupla de zaga e mais proteção na frente da área. São os pontos fundamentais para que o Figueirense pare de tomar tantos gols quanto vem tomando. É preciso voltar ao básico. Lateral primeiro precisa defender. Sobe em algumas. Não em todas. Dudu tem ido demais. Os zagueiros tem que ficar mais na área. Zagueiro fora da área, geralmente faz falta e toma cartão. Ou é superado pelo atacante adversário. Na área, protegido, é sempre mais eficiente. E os meias/volantes precisam proteger mais a defesa, com posicionamento e intensidade. Com Zé Antônio e Dudu Vieira mais bem posicionados, tudo por ficar menos difícil.
Continua depois da publicidade