O encontro de hoje no Uruguai é o grande desafio deste novo momento da Seleção Brasileira. São as duas melhores equipes das Eliminatórias Sul-Americanas. Brasil e Uruguai se enfrentam em grande momento dos dois. Eles muito fortes dentro de casa, com 100%, e nós com 100% depois que Tite assumiu. É uma partida que vai confrontar o conjunto sólido deste novo time brasileiro e o poderio de ataque uruguaio.

Continua depois da publicidade

É na realidade o maior desafio desde a mudança na Seleção. Se vencer em Montevidéu, o time sai muito grande, cheio de confiança, além de classificado para a Copa. A repercussão vai ser enorme. E a recuperação dos 7 a 1, que já está sendo discutida na imprensa mundial, tende a ganhar outros patamares.

O que mudou neste tempo

Tite assumiu a Seleção no meio do ano passado. Tinha a 7ª rodada das eliminatórias pela frente. O jogo era fora de casa contra o Equador, que liderava, e o Brasil estava fora da faixa de classificação para a Copa. Era um jogo muito complicado, mas que foi vencido com extrema facilidade – 3 a 0 com show de Neymar e Gabriel Jesus.

Continua depois da publicidade

De lá pra cá foram seis jogos e seis vitórias. Incluindo no pacote um atropelamento de 3 a 0 na Argentina com Messi e a liderança isolada e folgada das mesmas eliminatórias. A Seleção mudou muito. Passou a ter um futebol de conjunto, em que a categoria de craques como Neymar aparece como algo para desequilibrar. O time não mais jogou em função dele. É verdadeiramente uma Seleção, com futebol do jeito que o Brasil sabe.

Leia mais comentários de Rodrigo Faraco