O técnico Marquinhos Santos mudou o tom da conversa na entrevista coletiva de ontem. Sem ser incisivo, nem explosivo, deixou alguns recados sobre erros que foram cometidos pelo Figueirense nesta temporada. Marquinhos entrou num modo de conversa em que fala de 2016 já querendo falar de 2017. É que ainda vai lutar pelas vitórias que o time precisa, mas sabe que o desafio é muito complicado.

Continua depois da publicidade

A expressão ¿trocar o pneu com o carro andando¿ mais uma vez apareceu. Significa uma tentativa de consideração da opinião pública para que amenize a falta de resultados do time sob o comando dele. O treinador falou de muita coisa errada que foi feita no ano, sem deixar claro o que foi, e dizendo que tem conversado sobre o assunto com o presidente.

Deixou de lado as frases feitas, aquelas que parecem retiradas de livros de autoajuda, que usava para motivar o grupo e a torcida através das coletivas. Acredito que depois de toda tensão e pressão inicial, Marquinhos esteja agora conseguindo enxergar melhor a cena completa. Isto é bom. Vai ajudar o treinador a projetar um início de 2017 melhor para o clube.

Continua depois da publicidade