O Avaí poderia ter vencido. Não fosse o pênalti mal marcado pelo árbitro Leandro Vuaden, não fosse o início ruim do segundo tempo, não fosse alguns erros bobos defensivos. O empate em Minas não é bom resultado na luta contra o rebaixamento. O pontinho apenas mantém vivas as chances e as contas, a matemática do Avaí. Só que ainda falta o resultado. O Avaí passa a ter a obrigação de vencer todos os três jogos que faltam, contra Palmeiras, Atlético-PR e Santos. É muito difícil.
Continua depois da publicidade
O grande erro do Avaí
O time cometeu um grande pecado no Mineirão. No início do segundo tempo dava espaços demais para o Cruzeiro produzir. O campeão da Copa do Brasil criava por dentro e pelos lados do campo. E o Avaí errava muito na saída, sem uma alternativa de contragolpe. Maurinho, que seria o jogador do contra-ataque, muitas vezes aparecia atrás de Maicon pelo lado direito. Foi fatal para o primeiro gol cruzeirense. E depois para se expor a algum novo erro e para a virada mineira. O erro veio com Alemão, entregando na entrada da área, e com a arbitragem, no pênalti mal marcado.
Virtudes também
Continua depois da publicidade
O Avaí teve a eficiência na proposta de jogo do primeiro tempo e a capacidade de reagir para empatar ao final da partida foram as virtudes do Avaí. No primeiro tempo, o Leão repetiu a fórmula de partidas marcantes neste Brasileirão, como as vitórias contra o Grêmio e o Botafogo, no primeiro turno. Foi eficiente para marcar e abrir vantagem no placar, com pênalti que existiu, e foi competente para defender, dando ao Cruzeiro a possibilidade dos chutes de fora da área, e contando com as defesas do goleiro Douglas.
Ao final, quando se imaginava que não haveria mais de onde tirar, Luanzinho produziu duas grandes jogadas comandando o time para a reação e o empate. Na primeira Maurinho perdeu o lance. Na segunda Caio César recebeu de Luanzinho e colocou no capricho para Junior Dutra empatar. Se tem algo que o torcedor do Avaí não pode reclamar do seu time é a vontade e a dedicação. O time corre muito, apesar de errar muito também.
Vuaden complicou
O jogo teve um lance definitivo para a avaliação da arbitragem. O pênalti mal marcado em favor do Cruzeiro. Douglas chegou antes, tocou a bola na dividida com Robinho e levou uma solada no tornozelo. Era falta para o Avaí. Vuaden deu pênalti para o Cruzeiro.
Continua depois da publicidade
Errou feio e a imagem da transmissão do Sportv/Premiere mostra claramente isto. O pênalti mal marcado, que resultou no segundo gol do Cruzeiro, tirou a chance do Avaí de vencer.
Tabela da Série A do Brasileiro