Depois de um longo período – cinco meses – hoje a Seleção Brasileira volta a competir pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018. O time já está montado, arrancou para a classificação com oito vitórias e fez o Brasil voltar ao 1º lugar no ranking da FIFA. Tite fez uma revolução na Seleção, com novidades entre os jogadores, na forma de jogar e, principalmente no ambiente. Gabriel Jesus, Philippe Coutinho, Paulinho e Marquinhos foram novidades entre os titulares a partir da chegada do técnico. Fora isso, o time ganhou um padrão, com organização, posicionamento e entendimento de jogo.

Continua depois da publicidade

No ambiente, os próprios jogadores demonstram atualmente o prazer que têm de se encontrar e defender o time nacional. É importante registrar, pois parece que foi fácil, mas com Dunga a Seleção estava num caminho terrível, de derrotas, bagunça tática e jogando em função de um jogador só, que era Neymar. Com mais quatro jogos pela frente, é muito importante, para a confiança do time e do trabalho, seguir vencendo e na ponta da classificação. Os testes precisam ser feitos, mas na medida certa. Poucas novidades devem aparecer até a Copa do Mundo do ano que vem.

Orgulho dos alvinegros

Filipe Luís e Roberto Firmino seguem firmes na corrida por uma vaga no grupo que vai à Copa. Os dois têm concorrência. Firmino vem crescendo como protagonista no Liverpool, da Inglaterra. Com o crescimento deve se garantir entre os convocáveis de Tite para o ano que vem. Filipe Luís tem muitos concorrentes, mas Tite vem mostrando a cada convocação que conta com ele. Os dois são crias da base alvinegra e exemplos de um Figueirense de uma época boa, que precisa ser resgatada.

Continua depois da publicidade

Leia mais colunas de Rodrigo Faraco