Não é mais possível analisar as chances do Avaí somente com a razão, com a lógica e com a frieza que caracteriza a análise no futebol. A frieza dos números, e dos argumentos, não mostrava o Avaí ganhando do Palmeiras e do Atlético-PR em sequência, para chegar vivo à última rodada. O time não nos dava argumentos para defender. Só o futebol, com suas histórias, para trazer alguma explicação.
Continua depois da publicidade
Até mesmo a lógica não mostra o Leão permanecendo na última rodada. Normalmente, é difícil apostar numa vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. Além disso, o fato de precisar de outros dois resultados paralelos, dificulta ainda mais a análise.
Mas nestas rodadas finais a lógica muda, porque muitos times já não têm mais o mesmo compromisso. E não há como reclamar disso. É uma característica do campeonato por pontos corridos. Portanto, na última rodada é esperar acontecer. A análise fria fica em segundo plano.
Sport na frente
Continua depois da publicidade
Se for pela análise fria, o Sport tem mais chances que Avaí, Vitória e Coritiba. O rubro-negro pernambucano recebe um Corinthians campeão, em festa e reserva. Tem tudo pra fazer a vitória e esperar por um resultado apenas. O Avaí tem o Santos pela frente, o que já é complicação, fora de casa. O Coritiba vai a Chapecó enfrentar uma Chapecoense embalada e sonhando com uma nova vaga na Libertadores, o que seria histórico. E por fim, o Vitória encara um Flamengo que tenta evitar um vexame e garantir uma vaga na Libertadores ou pré, que foi dele durante todo o campeonato, mas que está ameaçada. Avaí, Coritiba e Vitória devem lutar muito por uma vaga na elite.