Porto União, cidade do Norte catarinense, segue com as três principais pistas de acesso alagadas há uma semana. Os moradores chegaram a ficar ilhados e as passagens seguem bloqueadas para carros de passeio. Nesta manhã de segunda-feira (23), alguns trechos foram liberados para caminhões e veículos pesados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
FOTOS: Com três rodovias alagadas, cidade do Norte de SC fica “ilhada”
A BR-476, inclusive, está interditada há mais de 15 dias após um trecho da pista que fica entre Porto União (SC) e União da Vitória (PR) ter desabado. De acordo com a prefeitura, o local está em obras para recuperação da via.
Os alagamentos acontecem porque o rio Iguaçu, que corta os municípios da região, ultrapassou os 8 metros na última terça-feira (17) e transbordou. Desde então, o nível da água baixou apenas 22 centímetros e, portanto, permanece acima do normal.
Continua depois da publicidade
Com isso, além da BR-476 e da BR-153, que ficam do lado paranaense, a entrada de Porto União, pela BR-280 e a ponte que dá acesso à área industrial, do lado catarinense, também estão submersas e foram fechadas.
De acordo com a última atualização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na BR-280, a pista ainda tem água nos km 269 (Irineópolis) e km 302 (Porto União).
Como o nível está baixando, no entanto, os trechos estão abertos à passagem de veículos pesados e caminhonetes. Nas próximas horas, com o nível mais baixo, o órgão deve anunciar a liberação total nos dois pontos.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Temporal com granizo do tamanho de ovos causa destruição em Canoinhas
Sem previsão de liberação em rodovia que desabou, desvio entre SC e PR causa confusão