As rodovias do Norte de SC que estavam bloqueadas por conta do acúmulo de água na pista foram liberadas na manhã desta terça-feira (24). Os transtornos nas cidades acontecem por conta das chuvas e somente duas semanas após os estragos, famílias começam a deixar os abrigos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O que se sabe sobre morte de filho da idosa resgatada com cadáver em Balneário Camboriú

Em Porto União, as três vias de acesso foram interditadas e o município ficou ilhado por cerca de uma semana. Na segunda-feira (23), alguns trechos foram liberados para caminhões e veículos pesados e, nesta manhã, também para carros de passeio.

A BR-476, inclusive, está interditada há mais de 15 dias após um trecho que fica entre Porto União (SC) e União da Vitória (PR) ter desabado. De acordo com a prefeitura, o local segue em obras para recuperação da via e há desvios no caminho. Por isso, pede atenção dos motoristas.

Continua depois da publicidade

Na BR-280, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram liberados os km 269 (Irineópolis) e km 302 (Porto União), mas houve um novo ponto de bloqueio, no Km 76 (Jaraguá do Sul).

Moradores começam a deixar abrigos em Três Barras, Canoinhas e Mafra

Três Barras e Mafra foram as cidades mais castigadas pelas enchentes. As duas juntas chegaram a registrar mais de 5 mil moradores desalojados, que ficaram em abrigos ou casas de familiares nessas duas semanas.

Conforme atualização da prefeitura, Três Barras ainda tem 1.050 desalojados, que devem deixar os locais temporários nesta semana. A cidade não tem mais ruas alagadas.

Continua depois da publicidade

Já Mafra zerou o número de desabrigados e também os pontos de alagamentos. Agora, segundo o governo municipal, serão feitos trabalhos de recuperação da cidade.

Em Canoinhas, que chegou a registrar 1.606 desalojados, apenas 109 continuavam fora de casa na segunda-feira. Segundo o município, dessas, 14 pessoas já haviam retornado para o lar e este número deve aumentar até a quarta-feira (25).

Continua depois da publicidade

Além disso, as aulas que foram canceladas na área rural para alunos que dependem de transporte público devem retornar no meio da semana. Os estudantes que não conseguiram comparecer na escola nessas duas semanas terão a falta justificada.

Ainda na região, Rio Negrinho e Campo Alegre não têm mais desalojados e nem pontos de alagamentos.

Leia também

FOTOS: Temporal com granizo do tamanho de ovos causa destruição em Canoinhas

Os crimes da “superdenúncia” contra coach de emagrecimento em SC, médicos e nutricionistas