A situação precária de várias rodovias federais de Santa Catarina pode começar a mudar a partir do segundo semestre deste ano, quando deve sair do papel a segunda fase do Contrato de Recuperação e Manutenção de Rodovias Federais (Crema). Pela previsão, o programa abrangerá 1.270 quilômetros de estradas catarinenses, com investimento de R$ 700 milhões.
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Os projetos catarinenses estão prontos e a audiência pública obrigatória já foi realizada. Mas, por ser um plano nacional, a licitação deve ser feita somente no segundo semestre, pois outros estados precisam concluir seus estudos.
O objetivo do Crema 2 é recuperar pavimento, sinalização e drenagem. Em Santa Catarina também está prevista a construção de rótulas, instalação de iluminação pública e esperas centrais nos acessos de 33 municípios das BRs 282, 470, 280, 153 e 158.
Também está prevista a implantação de terceira faixa em 13 trechos da BR-282, 11 da BR-280 e quatro da BR-470. Outras melhorias serão feitas em ciclovias e acostamentos na BR-280, vias laterais na BR-282 e revisão de curvas na BR-470.
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O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, explica que a primeira fase do Crema começou em 2007, com a recuperação de pavimento, e deve ser mantida até ser licitada a segunda etapa do projeto, que tem o diferencial de investir em outros tipos de obras, como rótulas e terceira faixa.
O Crema 2 também é mais extensivo. Os contratos são válidos por cinco anos. As melhorias têm prazo de dois anos para serem feitas, e nos três anos seguintes, as empresas se responsabilizam pela manutenção, sem custos adicionais para o governo.
A BR-101 não conta com o contrato do Crema porque o trecho Sul está sendo restaurado com a duplicação e o trecho Norte é de responsabilidade da Concessionária Litoral Sul. O trecho da BR-282 entre Xanxerê e Lages também não recebe o projeto por estar sendo ampliada.
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– Discutimos o Crema 2 desde 2008. É um programa de restauração permanente, para garantir boas condições de tráfego e segurança aos usuários. Não é um tapa-buracos. Pelo contrário, a recuperação asfáltica não é superficial, atinge até 15 centímetros de profundidade do pavimento e as melhorias devem ter uma vida útil de pelo menos 10 anos – observa Santos.
Destino da verba
Recuperação de pavimento, drenagem e sinalização, além da construção de 33 interseções e de 33 quilômetros de terceira faixa em rodovias federais de SC.
Promessa – Licitar neste semestre.
Investimento – R$ 701,1 milhões.
Prazo de execução _ Dois anos para fazer as obras e três para manutenções.
Novas interseções
BR-153
Rótulas de acesso a
Caçador, Rio das Antas e Videira
Irani
Jaborá
Barra Bonita e Concórdia
BR-158
Rótula de acesso a Palmitos
BR-280
Rótula de acesso ao Distrito Industrial de Corupá
Espera central nos acessos a Bituvinha e Bela Vista do Sul
Acesso simples a Rio Preto do Sul
BR-282
Rótulas de acesso a
Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz
Caxambu e Guarani
Erval Velho
Herval do Oeste
para o Sul de Joaçaba e SC-303
Aeroporto de Joaçaba
Água Doce
Vargeão
Udesc, no Oeste, e a Pinhalzinho
Iluminação no acesso a Jaborá
Espera central nos acessos
Linha Abatti, em Joaçaba
Itabeiraba
Cunha Porã, Calibri, Palmitos e BR-158
Passagem inferior na passagem para pedestre de Nova Erechim
BR-470
Rótulas de acesso
Rua Ari Barroso, em Blumenau
Blumenau
Pomerode
Rua Prefeito Soldatelli, em Rio do Sul
Agronômica
Taió
Tupitinga
Campos Novos
Espera central no acesso a
Abdon Batista
Rodeio
Fonte: Dnit