Caminhoneiros bloquearam novamente duas rodovias federais no Meio-Oeste catarinense nesta sexta-feira. Em Catanduvas, a BR-282 ficou fechada durante todo o dia e o tráfego foi liberado às 17h30min.

Continua depois da publicidade

O movimento deve ser retomado no sábado às 7h.Os motoristas também impediram a passagem de caminhões na BR-153, em Concórdia.

A categoria quer a revisão das normas e regras estabelecidas pela Agência Nacional doe Transporte Terrestre (ANTT), que incluem o cumprimento de intervalo de 30 minutos a cada quatro horas ao volante.

Reduções no preço do óleo diesel e aumento da segurança nas estradas também estão entre os pedidos da classe. A falta de pontos seguros para descanso nas estradas, o que facilitaria o roubo de cargas e a violência contra os motoristas é outra justificativa para o protesto.

Continua depois da publicidade

Kleverson da Silva, que é dono de caminhão, interrompeu as atividades para se juntar ao movimento dos motoristas em Catanduvas. Ele afirma que os preços de combustíveis são abusivos e representam mais de 50% dos custos de cada viagem, tornando o lucro inviável às empresas.

Silva concorda que os motoristas sejam beneficiados pelas leis, desde que as empresas não tenham prejuízos com as regras.

_ Todo mundo tem direito a boas condições de trabalho. A lei pede para os motoristas pararem para descansar, mas não dá garantias de segurança na estrada _ reclama.

Continua depois da publicidade

O protesto é direcionado apenas aos caminhões, sendo liberado o tráfego para veículos de passeio, ambulâncias e caminhões que transportem cargas vivas. Todas as manifestações estão sendo pacíficas.

O bloqueio está sendo organizado pelos próprios motoristas uma vez que o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos (Sindicam) do Estado não aderiu à mobilização incentivada pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MBCU), que começou ainda na quarta-feira.