O governo do Estado diz que está tratando o assunto como prioridade, mas 18 meses já se passaram e a SC-455, no Oeste, continua em situação precária. São pelo menos 30 pontos com problemas nas rodovias estaduais do Oeste e Meio-Oeste. Os deslizamentos e quedas de barreiras ocorreram em junho de 2014. Na época, em uma semana choveu mais de 300 milímetros em alguns municípios. O sistema de drenagem não foi suficiente, o solo encharcou e o asfalto cedeu.

Continua depois da publicidade

Um dos pontos mais críticos é entre Macieira e Caçador. No local abriu uma cratera no meio do asfalto. Em março do ano passado, quando soube de um acidente em que um carro tinha caído dentro do buraco, o governador Raimundo Colombo (PSD) disse que iria providenciar imediatamente a recuperação desse trecho com recursos do próprio Estado. Tudo o que foi feito no local desde então, porém, foi a colocação de placas de sinalização.

Leia também:

Trânsito na SC-150, no Oeste, é liberado em meia pista

Continua depois da publicidade

Duplicação da BR-282 é prioridade

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) alegou que as obras ainda não começaram porque o governo teve que refazer o processo licitatório. O Deinfra queria contratar o serviço pelo Regime Diferenciado de Contratações. Nesta modalidade, a mesma empresa que faz o projeto realiza a obra. O Tribunal de Contas não aceitou. E o governo teve que refazer o processo pelo modo convencional.

As quatro empresas vencedoras das licitações foram conhecidas há poucos dias, em dezembro de 2015. Agora esse processo ainda precisa ser analisado por técnicos do Ministério da Integração, de onde virá o dinheiro. A documentação deve ser enviada a Brasília esta semana. Mas ainda não se sabe quando o recurso será liberado. O prazo para a conclusão das obras varia de quatro a seis meses, após a assinatura da ordem de serviço.