Aqueles que passaram pela rodoviária de Joinville nas últimas duas semanas puderam notar que algo estava diferente. Não, o terminal não foi reformado. Mas o acesso está totalmente liberado. As grades azuis que foram colocadas em 2011 para separar a área de embarque de passageiros foram retiradas. A administração do espaço e o Ittran chegaram à conclusão de que as cercas não tinham utilidade.

Continua depois da publicidade

A intenção, na época, até parecia boa. As grades deveriam garantir mais segurança. O investimento foi de R$ 15 mil. Para entrar na área de embarque, era preciso apresentar a passagem. Mas a fiscalização intensa ocorreu apenas nos primeiros dias. Havia apenas seis fiscais e, em horários de grande movimentação, formavam-se longas filas. Os portões passaram a ficar abertos.

Engenheiros da Prefeitura planejam melhorias para a rodoviária. Para a segurança, foi sugerida a instalação de guichês com códigos de barra, parecidos com os sistemas que funcionam em aeroportos. A ideia, contou o diretor técnico do Ittran, Ruben Neermann, deve virar realidade. Por enquanto, o projeto está em andamento, mas o orçamento não está definido.

Continua depois da publicidade