A rodovia estadual mais movimentada do Estado, a SC-401, completa 100 dias sem mortes neste sábado. Para a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a duplicação e a presença diária da corporação na via têm contribuído para garantir mais segurança na estrada.
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No mesmo período do ano passado, ocorreram três mortes resultantes de três colisões. Conforme o comandante da PMRv, José Norberto de Souza Filho, por a SC-401 receber um grande fluxo de carros, é difícil ficar longos períodos sem acontecer acidentes com mortes. Por isso, alcançar 100 dias sem perdas de vidas na rodovia é um marco bem esperado.
A duplicação da segunda parte da SC-401 em dezembro do ano passado (do acesso a Jurerê a Canasvieiras) é visto como um investimento em infraestrutura que surtiu efeito para diminuir a gravidade dos acidentes. Uma comparação entre 1º de janeiro a 8 de novembro de 2012 e o mesmo período de 2011 – quando a rodovia funcionava em pista simples entre o Trevo de Jurerê e Canasvieiras – mostra que houve uma queda de 20% no número de acidentes e 38% na quantidade de mortes.
Embora os motoristas tendam a correr mais na pista dupla, o que tenta ser freado pela PMRv com os radares móveis, o comandante observa que as batidas de frente não ocorrem mais. Antes da ampliação da SC-401, as ultrapassagens na via simples eram responsáveis pelas colisões mais drásticas. Outra melhoria que contribuiu para a segurança na rodovia, foram os fins dos cruzamentos com a construção dos elevados, como o da Vargem Pequena.
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Segundo Souza Filho, a SC-401 é uma das rodovias mais patrulhada pelos policiais. Isso também teria contribuído para reduzir os acidentes graves. Entre as ações está a presença das viaturas nos principais acessos da rodovia nos horários de pico, o controle de velocidade com radares móveis que constantemente estão em locais como a curva da morte e as blitz, que tiram de circulação motoristas sem carteira e veículos em condições irregulares.
– Sabemos que nem sempre consegue-se diminuir os acidentes sem a presença da policia. Os motoristas mais afoitos no volante acabam sendo mais cauteloso quando percebem que ali existe uma viatura. O controle de velocidade também é fundamental para evitar mortes – analisa o comandante da PMRv.
O presidente do Fórum Catarinense de Preservação a Vida, Edemar Martins, também credita a redução no número de acidentes e mortes na duplicação e no trabalho de patrulhamento da rodovia. Diferente das rodovias federais, onde falta efetivo policial, nas estradas estaduais, em Florianópolis, se percebe a presença de viaturas.
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– Quando alguém vê um carro policial, retira o pé do acelerador. É intuitivo – observa Martins.
Faltam passarelas para pedestres
O presidente do fórum e engenheiro Civil do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) defende mais investimento em infraestrutura rodoviária para que os acidentes reduzam ainda mais. Martins acredita que é necessário fazer novas passarelas de pedestres para os moradores locais não precisarem cruzar a rodovia. Também considera interessante criar um corredor exclusivo para motos nas áreas de movimento, como Saco Grande e Vargem Pequena.
– Os motociclistas teriam que se disciplinar e andar na faixa exclusiva. Seria mais seguro – afirma Martins. A SC-401 tem 20 quilômetros de distância e liga a área central de Florianópolis ao Norte da Ilha de Santa Catarina. O recorde de dias sem mortes foi de 210 dias em 1997, quando estava sendo duplicado o primeiro trecho, entre Itacorubi e trevo de Jurerê.
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