Após quatro anos de obras, a Via Rápida será entregue aos moradores do Sul do Estado na manhã desta quarta-feira. A rodovia vai ligar a Avenida Centenário no bairro Próspera, em Criciúma, até a BR-101, na localidade Poço Oito, em Içara. Esse é o primeiro acesso duplicado até a rodovia federal, e terá 11 quilômetros de extensão, com investimento de mais de R$ 150 milhões. A expectativa é que o trecho possa ser percorrido em pouco mais de 10 minutos, desafogando principalmente o tráfego da SC-445, em Içara.
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A solenidade que inaugura a rodovia e libera para o tráfego será às 10h, em frente ao 9º Batalhão da Polícia Militar. O trecho foi projetado para 22 mil veículos por dia, com 12,7 quilômetros de extensão e 17 viadutos. Além da Via Rápida, os acessos à BR hoje são as rodovias Luiz Rosso e Jorge Lacerda, além da 445 que passa por Içara, que é a mais utilizada. Além de serem de pista simples, todas têm problemas com buracos e passam por trechos urbanos, tornando o percurso mais lento.
— Essa é uma obra marcante pois o que a gente ouvia de Criciúma era que com a BR-101 e sua duplicação, Criciúma ficou um pouco isolada, e o acesso é sempre uma dificuldade. Uma grande cidade como Criciúma, polo de toda uma região, e a Via Rápida resolve isso dando infraestrutura espetacular, super moderna, e fazendo com que haja essa integração — disse o governador Raimundo Colombo, em declaração recente sobre a obra.
Além de Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, também participa da inauguração da rodovia, e destaca a importância da obra. Segundo ele, a estrutura rodoviária vai impulsionar o desenvolvimento de Criciúma, Içara e toda a região. O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, reforça o coro.
— Hoje pode se levar de 30 a 40 minutos até a BR em alguns dias, e a partir desse momento, pode ser feita em oito minutos. Essa mobilidade mais flexível e rápida vai propiciar que as empresas também venham para cá, visto que a BR é o grande eixo rodoviário de escoamento de produção — destaca o secretário.
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A obra, que já deveria estar pronta há quase dois anos, teve que parar algumas vezes por problemas nas desapropriações de terrenos. Apesar de inaugurada, a rodovia ainda passará por melhoria no ano que vem, pois o projeto original não contempla a iluminação do trecho por postes. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, o projeto está avaliado em R$ 3 milhões, e a previsão é que em maio já possa ser iniciado o processo de iluminação.
Nos trechos mais distantes do perímetro urbano, a velocidade máxima para tráfego será de 100 km/h, segundo o superintendente da Regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo. Não há previsão de instalação de posto da Polícia Rodoviária Estadual no trecho, justamente pelo caráter de ser uma via expressa, porém a fiscalização com radares móveis será constante.
Definição do nome gera polêmica
A rodovia, numerada como SC-446, ficou popularmente conhecida como Via Rápida, mas desde 2014, se chama Rodovia Deputado Aristides Bolan, através da Lei 16.471. O nome foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), mas na semana passada, um novo pediu chegou à Casa. O governador Raimundo Colombo protocolou o Projeto de Lei 0538.8/2017, solicitando a alteração para Via Veneto. Isso porque, segundo a justificativa, a rodovia recebeu inadequadamente o nome do ex-deputado, pois já existe uma estrada estadual homônima. O Comitato Vêneto di Santa Catarina (Comvesc) solicitou a alteração, mas a família Bolan espera que o nome já aprovado seja mantido.