O trecho da SC-350 que apresentou rachaduras no começo do mês entre Ituporanga e Alfredo Wagner foi totalmente interditado nesta quinta-feira (17). Desde domingo (13), veículos pesados estavam proibidos de passar pelo local, no Km 410,5, mas agora o bloqueio é para todos os automóveis. A medida foi recomendada pela Defesa Civil, que emitiu um laudo apontando altíssimo risco para o desmoronamento da pista.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau, Itajaí e região por WhatsApp

Um diagnóstico preliminar apontou infiltrações de água que saturaram o solo sob a rodovia. Uma sondagem mais detalhada está em andamento, explicou o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Alexandre Martins.

No último domingo, depois da chuva, as rachaduras aumentaram. Técnicos da Infraestrutura atuam com ações paliativas desde que as falhas começaram a aparecer, mas o trabalho emergencial definitivo será feito a partir de segunda-feira (21), com remoção de solo, terraplanagem, enrocamento e instalação de sistemas de drenagem.

A data da liberação da rodovia não foi informada porque os técnicos defendem precisar iniciar as obras para medir quanto tempo será necessário. Porém, enquanto o serviço é feito, motoristas precisam pegar rotas alternativas:

Continua depois da publicidade

Veículos pesados

  • SC-110 – entre Ituporanga/Petrolândia e BR-282;
  • SC-114 – entre Ponte Alta/Otacílio Costa/palmeira e BR-282.

Veículos leves

  • Sentido Alfredo Wagner – Ituporanga: no KM 411,650, dobrar à direita na Estrada Velha Rio bonito;
  • Sentido Ituporanga – Alfredo Wagner: no KM 409,450, dobrar à esquerda para Tifa Abreu.
Desvios da SC-350

Leia também

Desemprego em SC é duas vezes maior entre negros, aponta IBGE

Morre em Florianópolis o jornalista Carlos Damião