Um sonho turístico de mais de três décadas no Sul do Brasil acaba de ganhar mais um empurrão rumo à realidade. A rodovia Caminhos da Neve, planejada para ligar por asfalto as serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, recebeu nesta terça-feira um novo montante de dinheiro para a sua execução.

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O governador Raimundo Colombo assinou o convênio de R$ 7,9 milhões que autoriza o 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (10º BEC), sediado em Lages, a continuar as obras do lado catarinense, partindo de São Joaquim, já que do lado gaúcho, a partir de Bom Jesus, o tempo parou e a proposta jamais saiu do papel.

Idealizado em 1982 e lançado em 1993 após várias reuniões entre autoridades de 17 municípios dos dois Estados, o projeto Caminhos da Neve só começou a virar realidade em dezembro de 2007, quando o 10º BEC iniciou os trabalhos no lado catarinense.

De São Joaquim a Bom Jesus são aproximadamente 74 quilômetros, dos quais, 29 em Santa Catarina e 45 no Rio Grande do Sul. E até então, tudo não passava de uma estrada de chão batido.

Durante três anos foram executados três quilômetros de asfalto e 11 de terraplanagem. Mas em dezembro de 2010, as obras pararam e assim ficaram por quase dois anos, sendo retomadas em setembro de 2012 após um novo contrato de R$ 6 milhões. Assim, o 10º BEC pavimentou mais cinco quilômetros de asfalto, que serão concluídos em junho.

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Com o novo convênio assinado nesta terça-feira, explica o comandante do 10º BEC, coronel Otávio Fontoura Souto Maior, serão mais seis quilômetros de asfalto e sete de terraplanagem, chegando aos 14 já pavimentados e 18 terraplanados, de um total de 29 no lado catarinense.

A previsão é de que essa etapa seja concluída em dois anos. Depois disso, novos convênios entre o governo do Estado e o Ministério da Defesa serão necessários para a continuidade das obras no trecho que ainda está só em chão batido e corresponde a cerca de 50% do total.

– Pode parecer pouco asfaltar seis quilômetros em dois anos, mas existem fatores que dificultam essa obra, como a grande quantidade de rochas, o que exige muitas detonações e remoções e acaba comprometendo os nossos equipamentos; e a baixa temperatura, pois o asfalto sai da usina a 170º C e podemos lançá-lo a até 120º C. Mas com uma temperatura ambiente abaixo de 10ºC, o asfalto resfria muito rápido e o perdemos. E justamente agora estamos entrando no período crítico em São Joaquim -, explica o coronel Souto Maior.

SC tem 8 km de asfalto. Foto: Nina Velho, SDR São Joaquim, Divulgação

O 10º BEC é reconhecido internacionalmente pela grandeza, qualidade e relevância de suas obras, tanto que há 10 anos é convocado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a reconstrução do Haiti, um dos países mais pobres do mundo e destruído por um terremoto.

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O comandante destaca ainda que o 10º BEC conta com profissionais formados no Instituto Militar de Engenharia, uma das principais escolas do mundo, e que por ser uma instituição pública que não objetiva lucros, pode executar obras com valor até 40% abaixo da iniciativa privada, além de ser submetida a rigorosos controles financeiro e de qualidade.

Sem nunca ter saído do papel, proposta começa a andar no lado gaúcho

Enquanto as obras da rodovia Caminhos da Neve estão garantidas pelos próximos dois anos em território catarinense, a situação é bem diferente do lado gaúcho, onde a proposta jamais saiu do papel.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do governo do Rio Grande do Sul informou que o processo que objetiva a contratação do projeto foi protocolada no último dia 25 na Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Já o prefeito de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, adianta que no dia 30 de maio deve ser reeditada a licitação para contratar o estudo técnico de viabilidade da obra, uma vez que existem dois caminhos possíveis entre o seu município e São Joaquim. Ambos são de aproximadamente 45 quilômetros, mas o que passa pela localidade de Industrial já conta com 10 quilômetros de asfalto da BR-285, o que reduz o custo e o tempo dos Caminhos da Neve.

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– Com mais 50 quilômetros de asfalto (15 do lado catarinense e 35 do lado gaúcho) ligaremos as serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, possibilitando o escoamento das nossas produções e o desenvolvimento do turismo, pois o grande problema hoje é a falta de acessibilidade, e as estradas existentes estão ruins -, conclui o prefeito de Bom Jesus.