Três placas de bronze que ficavam na Praça dos Expedicionários em Rodeio foram furtadas nesta semana. O crime ocorre poucos dias depois de placas similares sumirem da Praça da Fonte Luminosa, em Blumenau. Um boletim de ocorrência foi aberto e a polícia investiga o caso.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
As placas de Rodeio foram levadas na madrugada de domingo (24). Uma delas tem o símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Outra menciona cada expedicionário nascido em Rodeio e a terceira cita a data e os administradores municipais que edificaram a praça.
As duas placas de bronze que foram furtadas em Blumenau continuam desaparecidas. Elas foram levadas também durante a madrugada, da Praça Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Fonte Luminosa.
Um outro monumento em homenagem ao próprio Marechal Mascarenhas, que foi comandante da FEB, foi vandalizado durante a tentativa de furto. Os criminosos não conseguiram levar o material e o deixaram danificado no local. Por segurança, ele foi levado ao 23º Batalhão de Infantaria, onde deve ser restaurado.
Continua depois da publicidade
Segundo o historiador Sérgio Campregher, as placas de Blumenau pesam entre 25 e 30 quilos cada, o que indica que a pessoa responsável pelo furto não deve ter agido sozinha. O problema é que as peças são de 1974 e não são mais fabricadas hoje em dia.
O Exército pede que a população denuncie de forma anônima caso tenha informações sobre o paradeiro das peças através do telefone 181, da Polícia Civil, ou 190 da Polícia Militar. O caso segue sob investigação.
Veja as placas furtadas em Blumenau
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Exército avalia instalar ponte provisória na BR-470, em Pouso Redondo
Desmanche descoberto em Indaial tinha mais de meio milhão de reais em carros roubados
Falso delegado cobra fiança por assédio e homem perde R$ 13 mil em Pomerode
Federalização da Furb nunca esteve tão perto, diz reitora após reunião com o MEC