Rodeio fechou o acesso a caminhões pela BR-470, pelo bairro Nova Brasília e também por Timbó. Os três trechos foram bloqueados para evitar o tráfego na cidade durante os trabalhos de limpeza, resgate, manutenção e deslocamento de maquinário. A prefeitura chega a dizer que “não há mais condição de trânsito de veículos pesados dentro do município” ao justificar a decisão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A cidade foi castigada na terça-feira (17) à noite por um forte temporal que causou alagamentos, deslizamentos e deixou ao menos três pessoas mortas — entre elas um pai e uma filha. Outros dois seguem desaparecidos, um adulto e uma bebê de um ano e seis meses. Os trabalhos de reconstrução mobilizam boa parte da cidade e, por isso, a prefeitura pede que os moradores só transitem em via pública “se for extremamente necessário”.

Por conta dos estragos, Rodeio decretou estado de calamidade pública.

Leia também: Vídeo mostra estoque de malharia arrastado por enxurrada em Rodeio: “Milhões em prejuízo”

Continua depois da publicidade

Interdições na BR-470

A chuva forte fez um trecho da BR-470 em Indaial ser completamente destruído no Km 75,6. O trânsito foi completamente bloqueado no trecho e veículos leves utilizam um caminho paralelo ao Rio Itajaí-Açu, na Rua Caçador, seguir viagem. Caminhões, porém, também foram proibidos de passar pelo local e a orientação da Polícia Rodoviária Federal é de que se desloquem pela BR-282.

A previsão do DNIT é de reconstruir o trecho da BR-470 até domingo (22).

Já no Km 85, no bairro Diamante, em Rodeio, a terra começou a ceder durante a madrugada desta quinta-feira (19) e o deslizamento está a centímetros de atingir a BR-470. O trânsito já está em meia-pista no local e, de acordo com a prefeitura, não se descarta interditar totalmente o trânsito também por lá

Leia mais

Rua vira rio e força da água faz carro capotar em Indaial: “Não sei como estou viva”

Vizinho usa tábua para salvar mãe e filha de casa alagada em Rodeio: “Desesperador”