O craque Ibrahimovic e o técnico Deschamps têm sobre si a responsabilidade de superar os maus resultados dos jogos de ida e trazer Suécia e França ao Brasil, ante Ucrânia e Portugal. Nesta terça-feira, o mundo vai conhecer mais seis classificados à Copa, sendo quatro europeus e dois africanos – 24 já estão definidos.

Continua depois da publicidade

Suécia x Portugal

17h45min SporTV

Arena Friends, em Solna

Jogo de ida: Portugal 1×0 Suécia

Continua depois da publicidade

Jogando em casa, a Suécia quer congelar as articulações de Cristiano Ronaldo para tentar garantir presença na Copa. Além dos 65 mil vikings lotando as arquibancadas, o moderno teto retrátil do estádio não será fechado: para o momento da partida, às 20h45min no horário de Solna, está prevista temperatura de 2°C. Ou seja: apesar de o nome do estádio ser “Arena da Amizade”, o clima não deve ser nada amigável.

Apesar de terem ficado de fora da última Copa, os suecos têm um currículo melhor do que o dos portugueses na competição. A Suécia disputou 10 Mundiais, foi vice-campeã em 1958 e ficou outras três vezes entre os quatro. Portugal disputou cinco Copas, com um terceiro lugar em 1966 e um quarto em 2006.

Na sexta-feira, em frente ao seu torcedor, em Lisboa, Ronaldo foi decisivo na vitória por 1 a 0. O craque do Real Madrid marcou o gol que dá a vantagem do empate para Portugal ou da derrota por um gol de diferença com exceção de novo 1 a 0, que leva para a prorrogação. Embora tímido no Estádio da Luz, Ibrahimovic não teve a autoestima abalada, como demostrou em entrevista para a TV4, canal sueco. Questionado sobre a possibilidade de classificação da Suécia, Ibra respondeu que “só Deus saberia”. O repórter Patrick Ekwall brincou que seria difícil de perguntar para Deus, e o jogador respondeu:

– Você está falando com ele agora.

A Copa do Mundo ficou pequena para os egos de Ibrahimovic e Ronaldo. Só um deles virá para o Brasil.

França x Ucrânia

18h SporTV2 e ESPN Brasil

Estádio da França, em Saint-Denis

Jogo de ida: Ucrânia 2×0 França

Na última Copa do Mundo, na África do Sul, a França deu vexame: discussões entre os jogadores e o técnico, greve de treinos e eliminação na primeira fase em um grupo com Uruguai, México e a dona da casa. Para 2014, porém, o constrangimento pode anteceder o Mundial, que os franceses não disputarão se não vencerem a Ucrânia por três gols de diferença, nesta terça-feira, no Estádio da França, em Saint-Denis.

Continua depois da publicidade

A última vez que a França não participou da competição mais importante de seleções foi em 1994. Antes, o futebol francês havia ficado de fora de cinco Copas, em 1950, 1962, 1970, 1974 e 1990.

O Estádio da França, na região metropolitana de Paris, traz boas recordações. Foi lá que os franceses conquistaram a Copa do Mundo de 1998, após golear o Brasil por 3 a 0. Mesmo placar da última partida, contra a Finlândia, na rodada final da fase de grupos das Eliminatórias. Na partida de ida, os ucranianos venceram por 2 a 0, em Kiev. O técnico da França, Didier Deschamps, considerou o resultado um “tapa”, mas está confiante de que seu time possa fazer história. Nunca uma seleção conseguiu reverter uma desvantagem de dois gols em repescagens para o Mundial. Para isso, Deschamps, capitão na conquista de 1998, trocará praticamente meio time e distribuirá os jogadores em um ofensivo 4-3-3. Apenas seis titulares em Kiev iniciarão a partida desta terça, entre eles, claro, Franck Ribéry, escolhido melhor jogador da Europa na última temporada. Benzema, Valbuena, Cabaye e a dupla de zaga Sakho e Varane começarão o jogo desta vez. Se sofrer um gol, a França terá de marcar quatro para não protagonizar novo vexame.

Romênia x Grécia

17h ESPN

Estádio Nacional, em Bucareste

Jogo de ida: Grécia 3×1 Romênia

A Grécia tem um time melhor e conquistou uma boa vantagem após a vitória por 3 a 1 no jogo de ida. O gol marcado por Stancu, porém, mantém viva a esperança de classificação da Romênia, que não vai à uma Copa desde 1998. Os romenos precisam ganhar por 2 a 0, o que não será fácil, já que os gregos tiveram a segunda melhor defesa da fase de grupos das Eliminatórias. Campeã da Euro em 2004, a Grécia participou de dois Mundiais: 1994 e 2010.

Croácia x Islândia

17h15min SporTV3

Estádio Maksimir, em Zagreb

Jogo de ida: Islândia 0x0 Croácia

A Croácia não jogou bem na partida de ida, em Reykjavik. Mesmo com um a mais desde os cinco minutos do segundo tempo, os croatas não conseguiram levar uma vantagem para a partida de volta. Atuando em Zagreb, no entanto, o futebol do meia Luka Modric, do Real Madrid, e do centroavante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, deve se sobressair. Os islandeses confiam no atacante Alfred Finnbogason, goleador do Campeonato Holandês. Se vencer, a Islândia se tornará o país menos populoso a se classificar para uma Copa do Mundo, com cerca de 320 mil habitantes.

Continua depois da publicidade