Do Sul ao Nordeste, o final de semana será de clássicos no Brasileirão. As rivalidades regionais já bastariam para apontar a 19ª rodada, a última do primeiro turno, como a mais quente da competição. Mas além disso, os sete clássicos podem influenciar diretamente no futuro das equipes no campeonato. Confira o que valem e quem chega melhor para estes jogos decisivos.

Continua depois da publicidade

Vasco x Fluminense

Sábado, 18h30min

O que vale: encostar no líder Atlético-MG e seguir na briga pelo título do Brasileirão. Para o Vasco, pode valer também a queda para o quarto lugar, pois se empatar ou perder, existe a possibilidade de ser ultrapassado pelo Grêmio.

Quem chega melhor: o Fluminense. A equipe de Abel Braga perdeu apenas um jogo no Brasileirão – 1 a 0 para o Grêmio, na 12ª rodada. E conta com Fred, um dos artilheiros do Brasileirão ( ou outro é Vágner Love). Já o Vasco vive seu pior momento na competição. Nas últimas três rodadas, somou apenas um ponto _ perdeu para Atlético-MG e Flamengo e empatou com o Coritiba em casa. O técnico Cristóvão Borges vem sendo contestado pela torcida.

Continua depois da publicidade

Palmeiras x Santos

Sábado, 18h30min

O que vale: Para o Palmeiras, manter-se fora da zona de rebaixamento. Para o Santos, a vitória pode representar a chance de embalar na competição.

Quem chega melhor: o Santos. Depois que Neymar voltou da Seleção Brasileira, a equipe de Muricy Ramalho venceu os dois jogos que disputou no Brasileirão _ contra Figueirense e Corinthians. Na quarta-feira, pela decisão da Recopa Sul-Americana, o craque santista voltou a jogar bem no empate com a Universidad de Chile. O Palmeiras, depois da conquista da Copa do Brasil, segue irregular. Domingo passado, perdeu para o Atlético. E na Sul-Americana, classificou-se, mas com derrota por 3 a 1 para o Botafogo.

Inter x Grêmio

Domingo, 16h

O que vale: Para o Inter, a chance de grudar no G-4, pois se vencer igualará a pontuação do Grêmio, quarto colocado, ficando atrás apenas no número de vitórias. Para o Grêmio, a chance de se distanciar do rival e, quem sabe, assumir a terceira colocação, desde que o Vasco não vença o Fluminense.

Quem chega melhor: o Grêmio. Com as entradas de Elano e Zé Roberto, a equipe encontrou o rumo e passou a acumular vitórias. A classificação dramática na Sul-Americana também deve dar moral ao time de Luxemburgo. Por outro lado, o Inter, que sofreu com uma série de desfalques e mesmo assim obteve bons resultados, terá um time mais reforçado e que se preparou a semana toda para o clássico. A aposta é no trio Dátolo, Forlán e Damião, que atuará junto pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Botafogo x Flamengo

Domingo, 16h

O que vale: para ambos, a chance de se aproximar do pelotão de cima e entrar na briga por uma vaga na Libertadores de 2013.

Quem chega melhor: a vantagem emocional é do Flamengo, que vem de vitória no clássico sobre o Vasco. Depois de um começo complicado, Dorival Júnior, ex-Inter, parece ter acertado a mão, e o seu time passou a acumular bons resultados. Nas últimas quatro partidas, venceu três _ além do Vasco, ganhou de Náutico e Figueirense. E Vágner Love voltou a achar o caminho do gol e divide com Fred a artilharia do campeonato. O Botafogo de Seedorf e Andrezinho tem apresentado bom futebol na maioria dos jogos, mas ainda não conseguiu embalar.

Corinthians x São Paulo

Domingo, 16h

O que vale: para o Corinthians, o doce sabor de derrotar o rival e a chance de se distanciar de vez da zona de rebaixamento. Para o São Paulo, a possibilidade de se aproximar do G-4.

Quem chega melhor: a equipe de Tite está mais regular. Nas últimas cinco partidas, venceu duas, empatou duas e perdeu uma _ 3 a 2 para o Santos, domingo passado. O São Paulo, depois de três derrotas seguidas, conseguiu duas vitórias em sequência: fez 3 a 0 na Ponte Preta e 2 a 0 no Bahia, pela Copa Sul-Americana. Os bons resultados ocorreram depois do retorno do meia-atacante Lucas, que estava na Seleção.

Continua depois da publicidade

Cruzeiro x Atlético-MG

Domingo, 18h30min

O que vale: para o Cruzeiro, a possibilidade de frear o bom momento do rival e a chance de se aproximar do G-4. Para o Atlético, seguir absoluto na ponta do Brasileirão e distanciar o Cruzeiro da briga por Libertadores.

Quem chega melhor: o Atlético. A equipe de Cuca tem incríveis 82,4% de aproveitamento e lidera a competição com autoridade. A última e única derrota do time foi na distante 5ª rodada, dia 16 de junho, quando perdeu para o São Paulo por 1 a 0. O Cruzeiro faz um Brasileirão de altos e baixos. Nas últimas quatro rodadas, em duas partidas sofreu quatro gols: levou 4 a 0 do Coritiba e 4 a 2 do Santos. O gaúcho Celso Roth já é questionado.

Sport x Náutico

Domingo, 18h30min

O que vale: Para o Sport, a possibilidade, ainda que pequena, de sair da zona de rebaixamento. Para isso, além de vencer, terá de torcer por empate entre Bahia e Atlético-GO e que o Palmeiras seja derrotado. Para o Náutico, é a oportunidade de se afastar ainda mais da parte de baixo da tabela e afundar o rival.

Quem chega melhor: O Náutico. Nas últimas cinco partidas, a equipe treinada por Alexandre Gallo perdeu apenas uma _ 2 a 0 para o Flamengo. O retrospecto recente mostra ainda um empate em 0 a 0 com o Inter, no Beira-Rio, e duas goleadas por 3 a 0: sobre Santos e São Paulo. Já o Sport está em situação oposta. O clube da Ilha do Retiro perdeu cinco partidas seguidas e ocupa a penúltima colocação. O clássico marcará a estreia de Waldemar Lemos, ex-Náutico, em substituição a Vagner Mancini.

Continua depois da publicidade

Os outros jogos da rodada

Sábado, 21h, Ponte Preta x Portuguesa

Domingo, 16h, Figueirense x Coritiba

Domingo, 18h30min, Bahia x Atlético-GO