Procurar um imóvel para comprar ou alugar exige dedicação. É preciso conciliar os horários com a agenda do corretor e percorrer casas e apartamentos para concluir, muitas vezes, que perdeu tempo em opções longe dos seus sonhos. Agora, novidades tecnológicas chegam para facilitar a jornada do consumidor e poupá-lo das inúmeras visitas.
Continua depois da publicidade
Em um condomínio em construção em Xangri-lá, no litoral gaúcho, a utilização do drone – pequena aeronave equipada com uma câmera e controlada à distância – permite um “voo” pelo empreendimento, com detalhes sobre o projeto e a área.
– A pessoa se sente dentro do condomínio mesmo que esteja a quilômetros de distância – explica Adilson Batista, presidente da agência Today, que criou o software da construtora Rossi.
Em São Paulo, a empresa já opera com um robô que, comandado também pelo cliente, passeia pelos cômodos e oferece detalhes do espaço. Essas inovações representariam o fim do ofício do corretor?
– Não. Ele apenas passará, cada vez mais, a exercer uma função relacionada à consultoria – afirma o gerente de negócios imobiliários do Google Brasil, Igor Lima.
Continua depois da publicidade
Aplicativos para acertar
Doorsteps Swipe: ao escolher uma região, o aplicativo mostra casas e apartamentos disponíveis, inclusive com detalhes como tamanho e preço. A qualquer momento, você pode contatar o corretor responsável.
Oz Sun Seeket: a sala fica iluminada de manhã ou bate mais sol à tarde? Este aplicativo utiliza o sistema de GPS para informar a posição solar correta do imóvel e resolver uma dúvida comum no momento da decisão.
Magic Plan: mede o imóvel e reproduz a planta, indicando as medidas e a localização exata das portas e janelas. É uma ótima ajuda para saber se há espaço para os seus móveis antigos, por exemplo.