Um robô subterrâneo fiscaliza os sistemas de esgoto irregulares em Florianópolis desde a sexta-feira (17). A tecnologia dispensa abertura de buracos nas vias ao acessar as galerias do sistema pluvial, enquanto um responsável a manuseia a partir de um controle remoto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp
As imagens capturadas pelo robô via vídeo permitem que a prefeitura localize, de forma rápida, as ligações irregulares do sistema pluvial e suas origens. O equipamento alcança uma profundidade de até 70 metros dentro das tubulações.
— Estamos nas ruas diariamente para fiscalizar e corrigir os problemas sanitários de Florianópolis, mas há locais de difícil acesso que não nos permitem chegar em todos os cantos da cidade. Com a ajuda do robô, otimizamos a identificação e a correção de eventuais adversidades no nosso sistema de saneamento — afirmou o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
A primeira inspeção do robô foi feita em Canasvieiras na sexta-feira. A demanda de utilização do novo aparelho passará por autorização de órgãos da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Leia também
De família de investidores, chef gaúcho enaltece culinária manezinha da qual é fã
Sem cobertura de rede de esgoto, cidade de SC prevê primeiros 11% ainda em 2023
Dono viaja sem cão de suporte emocional e justiça determina que empresa envie animal a Roma