Guarde esse nome: Robin Van Persie. O atacante já marcou mais de 80 gols nas últimas duas temporadas. Em ótima fase, ele tem tudo para ser um dos grandes destaques da Copa do Mundo. O jogador de 30 anos tem sido artilheiro nos clubes – Arsenal e Manchester United, da Inglaterra – e na seleção holandesa.

Continua depois da publicidade

Foi ele quem mais fez gols nas últimas duas edições da Premier League. Em 2011/2012, quando ainda atuava pelo Arsenal, marcou 30 vezes na liga inglesa e 37 no total de todas as competições, sendo coroado naquela temporada com o prêmio de melhor jogador do futebol inglês.

Na temporada seguinte, com a transferência para o Manchester United, Van Persie gerou desconfiança da imprensa inglesa, e por isso teria de confirmar o bom rendimento. Não decepcionou. Em 2012/2013, o atacante foi novamente o artilheiro da Premier League, marcando 26 gols. Além disso, levou também o título da competição.

Ao vestir o laranja da Holanda, Van Persie não é menos importante e decisivo. O capitão e camisa 9 da seleção foi fundamental para a classificação de sua equipe ao Mundial do Brasil. O atleta foi o artilheiro das Eliminatórias Europeias com 11 gols, determinantes na campanha invicta que garantiu os holandeses na Copa.

Para coroar a grande fase pela qual passa o jogador, na vitória por 8 a 1 sobre a Hungria, na penúltima rodada das Eliminatórias, Van Persie, que marcou três vezes, se tornou o maior artilheiro da história da seleção holandesa, com 41 gols. O recorde pertencia ao atacante Kluivert, que tem 40 gols pela Holanda e deixou de vestir a camisa laranja em 2000.

Continua depois da publicidade

Na Copa em que as atenções estarão voltadas a Neymar e Lionel Messi, dois craques que defendem países sul-americanos, o artilheiro dos Países Baixos pode decidir.