Em mais de 50 anos de carreira, Roberto Carlos já coube em todos os formatos – do vinil ao MP3, do rádio à televisão. Agora, às vésperas de mais um megashow em Porto Alegre, o Rei debuta no serviço de streaming musical: desde terça-feira, RC está completo no Spotify.

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Na Ponta da Língua: mais notícias e fofocas sobre Roberto Carlos

O objetivo, claro, é ampliar sua corte para um público que não compra mais CD e não dá mais muita bola para o rádio e a TV. Dono de uma das maiores e mais lucrativas discografias do Brasil, Roberto Carlos não poderia ficar muito mais tempo de fora de uma plataforma que, só no ano passado, cresceu mais de 50% e hoje representa quase metade do tráfego de música digital.

– Pela sua importância histórica e comercial, o catálogo do Roberto é cuidado com muito zelo. Até então, ele só estava disponível em formato digital no iTunes, à espera do amadurecimento do mercado de streaming por aqui – explica Marcelo Castello Branco, decano do mercado musical brasileiro e consultor estratégico neste novo movimento de Roberto Carlos.

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– Como no ano passado esse tipo de serviço (o streaming) superou o formato físico, indicando que o consumidor pretende mesmo adotá-lo, achamos que era a hora de entrar – completa Castello.

E que entrada: cerca de 60 álbuns, singles, trabalhos em espanhol e italiano, caixas comemorativas e uma playlist que toca Roberto Carlos durante 24 horas estão disponíveis no Spotify – com exceção, claro, do primeiro LP do cantor, Louco Por Você (1961), banido por ele próprio de sua discografia oficial.

A estadia do Rei no Spotify vai durar três meses – depois, o catálogo será aberto para outros serviços de streaming musical, como o Deezer. Além do Brasil, a distribuição da obra de Roberto Carlos inclui outros 15 países da América Latina, 12 da Europa e mais México, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

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– O streaming é um caminho sem volta, e a equipe do Roberto sabe disso – aponta Marcelo Fróes, dono do selo Discobertas e editor de coletâneas do cantor.

– E o retorno vai ser sentido também no formato físico, porque muita gente que ouve pela internet acaba comprando o CD depois – conclui Fróes.

Modernidade, sim. Tradição também

Apesar de acertar o passo com a modernidade, Roberto Carlos não abre mão de protocolos estabelecidos há tempos. Entre eles estão os shows grandiosos no mês de abril, quando completa aniversário.

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O que Porto Alegre receberá no sábado, 11 de abril, no Beira-Rio – dois anos depois do espetáculo que Roberto protagonizou na Arena do Grêmio – terá a tradicional distribuição de flores para a plateia e um repertório recheado de hits, que começa com Emoções e termina com Jesus Cristo.

– É um espetáculo típico do Roberto, isso não dá para mudar – comenta Cicão Chies, sócio da DCSet e promotor do show. – Estão lá os sucessos de toda a carreira, acompanhados por uma orquestra que há muitos anos o acompanha, além do coral. A diferença é que, em um estádio, o trabalho é maior. Mas o resultado sempre compensa, é muito bonito de se ver.

::: Na Ponta da Língua: apimentando o mundo das celebridades

*Reportagem: Gustavo Brigatti / Zero Hora