Por alguns anos chamávamos Criciúma “a capital catarinense do futebol”. Época de Comerciário, Metropol, Próspera e Atlético Operário, todos sempre disputando títulos. O Metropol teve sua época de ouro do futebol. O clássico Copol (Comerciário x Metropol) movimentou o Sul por algum tempo.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias do Campeonato Catarinense
O Tabu
O Comerciário, hoje Criciúma, passou alguns anos sem vencer o rival. E na semana de um dos clássicos o técnico foi demitido. Lauro Búrigo foi chamado à direção do Comerciário para ouvir o seguinte: “Estamos sem técnico e domingo temos aqueles caras pela frente. Como não vamos vencer mesmo vai tu dirigir o time”. Foi e venceu. Começava ali a carreira do “Bruxo”.
Continua depois da publicidade
Novos Tempos
Dos quatro clubes de Criciúma apenas um sobreviveu. O Comerciário, que em 1978 passou a se chamar Criciúma, em uma transformação feita por Antenor Angeloni.
Momento
Hoje, o Figueirense está melhor e o Criciúma atravessa uma forte turbulência. A queda para a Série B do provocou um abalo grande na vida do clube. Já o Figueira teve um crescimento técnico e administrativo.
Em Joinville
Jogo muito perigoso para o JEC diante do Inter de Lages, especialmente após a pancada que levou em Itu na Copa do Brasil. Novo tropeço e poderá se complicar.
Continua depois da publicidade