vai começar! Finalmente chegou o grande dia. Mais um campeonato estadual na vida de todos nós. É dito costumeiramente que Santa Catarina realiza uma competição de equilíbrio em que podem haver favoritos rotulados pela imprensa, mas cheio de surpresas e dúvidas quanto à decisão. Uma última reflexão, nada mais do que uma análise despretensiosa de quem viveu tantos campeonatos.

Continua depois da publicidade

Confira mais sobre o Catarinense

Veja a tabela do Campeonato Catarinense

Abertura

Continua depois da publicidade

Já na largada do Catarinense poderemos ter surpresa por conta de um Guarani bem preparado vivendo um novo momento e cheio de esperança para um futuro melhor. É jogo difícil e que poderíamos cravar fácil o Joinville pelo seu poderio e experiência. Não é mais assim. O futebol mudou e o Guarani se preparou para enfrentar esta mudança.

Em Chapecó

A Chapecoense, que tem neste sábado um time sólido e bem montado, recebe o Internacional de Lages, que não conseguiu montar uma equipe tão forte como a do ano passado, mas que não pode ser descartado. É o que tem o jogo mais difícil. Aqui aparece a Chapecoense como grande favorita da rodada inicial.

O domingo

Criciúma e Avaí devem fazer uma partida equilibrada no Heriberto Hülse. É o jogo da TV, às 17h, e a visibilidade dá importância ao encontro. Os dois empataram na Primeira Liga e mostraram que podem crescer e bem no Estadual. Gente nova, apostas fortes e a vantagem do Tigre por jogar em casa e viver um momento de maior tranquilidade. De um lado, Barreto, Róger Guedes, Giaretta e o goleiro Luiz. Do outro, Caio César, Lucas Sá (Chapecó), Renato, Henrique, Gabriel e William.

Continua depois da publicidade

A dificuldade

O Metropolitano, que normalmente tem feito campanhas interessantes nos campeonatos, terá este ano uma grande dificuldade. Joga em Jaraguá do Sul com a pergunta que não quer calar: o torcedor de Blumenau vai acompanhá-lo? E o Camboriú? Uma incógnita tanto quanto o próprio Metrô, que terá como atração o técnico Valdir Espinosa.

No Scarpelli

Ouvimos muito durante o lançamento do Estadual que o Brusque pode ser uma das agradáveis surpresas. Experiência e conhecimento do técnico com jogadores já formados estão dando ao Brusque a importância que ele sempre teve no contexto de SC. O Figueirense manteve uma boa base para este ano e agregou novos contratados, que podem dar a qualidade ao time. Guilherme Queiroz e Éverton Santos podem ser as novidades, enquanto Jocinei e Carlos Alberto, em recuperação, entrarão nas próximas rodadas. Favorito sim, mas precisa confirmar a superioridade em campo.