O preço da ilusão

Qualquer torcedor de futebol sabia que a Alemanha no momento tem mais futebol que o Brasil. Sabia também que o forte dos alemães é o meio do campo. A ousadia de Luiz Felipe Scolari custou caro. O mais simples dos torcedores esperava um time com três marcadores no meio para evitar o toque de bola alemão, menos o técnico brasileiro. O momento não favorecia o Brasil, que já tinha seus dois principais jogadores fora. Mesmo assim, tentamos enfrentá-los de forma vulnerável, sem marcação e nenhuma qualidade. A ilusão de que poderíamos surpreender nos levou ao vexame absolutamente vergonhoso.

Continua depois da publicidade

A Aula

Um show de futebol foi o que vimos por parte da Alemanha em cima de erros primários do Brasil. Caiu por terra toda uma campanha, motivação nacional, discursos prontos e um jogo onde só uma equipe estava em campo. A outra foi assistir. Achava que o vencedor deste jogo seria o campeão mundial. Agora mais do que nunca.

Continua depois da publicidade

Explicações

Não há como. O Brasil viu a derrocada por falta de um esquema mais cauteloso que impedisse os alemães de jogar. Lamentável, uma frustração nacional por causa de uma ousadia desnecessária. Há muito o que dizer ainda deste massacre sofrido pelo Brasil.