É tempo das tradicionais festas juninas e, com elas, a alegria e a doçura de uma das comemorações mais coloridas do ano. As bandeirinhas são itens indispensáveis, podem ser feitas de vários tamanhos e com texturas diferentes de papel, tecido, fitas e jornal. Gravetos fazem alusão ao pau-de-sebo. Monte um varal divertido e entre no ritmo. Divirta-se preparando alguns quitutes típicos e brinque com o décor. Uma pitada de exagero está liberada.

Continua depois da publicidade

Veja onde curtir uma festa junina em Santa Catarina

Festa de São João do Itaperiú tem fogueira gigante e 100 anos de história

(Foto: Roberta Dalsenter/Divulgação)

Doce de leite caseiro

(Rende 1/2 litro)

Continua depois da publicidade

Ingredientes

– 2 litros de leite

– 2 xícaras de açúcar

– 1 fava de baunilha (opcional)

Direções

Coloque o leite e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo médio por aproximadamente 1 hora e meia. Por fim raspe as sementes de baunilha e reserve a fava para decorar.

Dica: coloque num pote e embale para presente com um pedaço de tecido, barbante e folhas secas. Leve para retribuir um convite de jantar. Os anfitriões vão adorar!

Hot list de inverno: cinco locais para tomar sopa em Santa Catarina

(Foto: Roberta Dalsenter/Divulgação)

Arroz doce

Ingredientes

– 1 xícara de arroz branco bem lavado e escorrido

– 2 xícaras de água

– 2 cravos

– 1 pedaço grande de canela em pau

– 1 litro de leite

– 2 xícaras de açúcar

– 1 lata de leite condensado

– Canela em pó para polvilhar

– Cascas de laranja e limão

– Raspas de limão siciliano

Direções

Em uma panela média, aqueça a água, a canela em pau e as cascas de laranja e limão. Junte o arroz e cozinhe por uns 15 minutos até que os grãos estejam macios. Abaixe o fogo, junte o leite e o açúcar e cozinhe por mais 30 minutos, até formar um creme ralo e ligeiramente brilhante (não deixe encorpar muito, para não firmar demais quando esfriar). Passe para uma tigela, polvilhe com canela e sirva morno ou gelado (guarde na geladeira por uns dois dias).

(Foto: Roberta Dalsenter/Divulgação)

Tempo de flores

Tecidos florais e xadrezes são parceiros da chita na hora de estampar a festa. Flores permanentes dão o acabamento perfeito na fita com cartão que marca o lugar do convidado.

Continua depois da publicidade