Aos 20 e poucos anos, Roberta Carlucci era uma alta executiva de uma multinacional na área de informática na Alemanha. Ali já demonstrava seu talento natural para a moda e, principalmente, para um dom de poucos: a perspicácia para perceber as sutis mensagens do comportamento e relacionamento humano. Complexo? Nem tanto.

Continua depois da publicidade

Roberta sacou logo, por exemplo, que seu jeito simpático constantemente passava a ideia de alguém doce demais e, por vezes, inocente. Mudou, e a resposta foi imediata. Assim como adotar looks neutros, pretos ou total white. Isso lhe conferia seriedade e respeito nas reuniões onde a maioria era homens.

A habilidade hoje é usada como profissão. Quando completou 25 anos, chegava a trabalhar 14 horas por dia e teve uma crise de estresse. Parou. Respirou. Repensou. Jogou pro ar a carreira de executiva e foi pra escola. Estudou Consultoria de Imagem no Istituto Marangoni, em Londres; no Ilana Berenholc, em São Paulo; e no Fashion Institute of Technology, em Nova York.

Hoje é personal stylist, uma das mais requisitadas no Estado. Aos 31 anos, sua rotina está quase igual à de cinco anos atrás: consultorias, um blog com mil acessos únicos (o que significa mil pessoas diferentes) e a pequena Stella, a filha de um ano e meio, consomem quase todo o seu tempo. Mas é claro que não é igual. Simplesmente porque Roberta está feliz na profissão.

Continua depois da publicidade

O convite para ser hostess do Donna Fashion foi mais um reconhecimento. Como ela mesma define, entre as três, deve ser a responsável por levar as potenciais consumidoras ao espaço VIP do evento. No mailing com 400 nomes de clientes, estão consumidoras em potencial, como profissionais liberais, da área jurídica e empresárias.

– Eu, a Shirley e a Liseane temos perfis de público diferentes. Isso é muito legal porque vai dar um bom mix ao espaço VIP – analisa.

Roberta acredita que o melhor jeito de recepcionar é ser diplomático com delicadeza, conhecer muito bem as pessoas e ter as informações de que precisam.

Continua depois da publicidade

ESCOLHAS DE ROBERTA

Personalidade: Costanza Pascolato. É clichê. Mas é ela, porque ela sabe ser uma diva acessível e discreta. Uma marca: Chanel. Também gosto muito da Chloé e, no Brasil, Animale, Le Lis Blanc e Lenny Niemayer. A Lenny consegue traduzir o país sem estereótipos.

UM BOM CONVITE Tem que ter todas as informações – se é só para uma pessoa, se pode levar o namorado, a família. Se for uma festona, tem que ter dress code. Também é superelegante um bilhetinho escrito à mão, ou seja, personalizado.