Chef Adriano Alves, do Villa do Camarão, ensina como fazer esta receita de risoto dos corsários com iguaria abundante no litoral catarinense, o camarão, cujo sabor ganha o acréscimo de ingredientes típicos da cozinha italiana e toque de ingredientes pouco comuns em receitas com camarão, como a rúcula e o palmito.

Continua depois da publicidade

O prato é ideal para fazer em casa, pois os ingredientes e o preparo são simples.

Corsário era o comandante de navios piratas que dava ordem para atacar outro navio e, como ficava de vigília e não tinha tempo, se alimentava de comidas rápidas com frutos do mar e alguma sobra, no caso o arroz.

:: Ingredientes

Continua depois da publicidade

. 180 gr de camarões grandes

. ½ xícara de arroz arbóreo

. ½ copo de vinho branco

. 1 colher cheia de creme de leite

. ½ colher de sopa de alho processado

. 1 pitada de sal

. 1 colher de sopa de óleo

. Molho de tomate (de preferência com azeitonas pretas)

. 1 pitada de manjericão

. 1 pitada de orégano

. 1 palmito grande

. 4 tomates-cereja

. 1 folha grande de rúcula

:: Preparo

Escolha uma frigideira grande ou uma wok especial para risoto. Refogue o alho no óleo. Mexa. Em seguida acrescente o arroz, o vinho branco e o sal. Mexa vagarosamente e, aos poucos, acrescente o molho de tomate e o creme de leite. Mexa até o arroz fique al dente e a mistura cremosa. Acrescente o orégano e o manjericão.

Paralelamente, pique os camarões em pedaços grandes e deixe dois inteiros. Em uma outra frigideira, refogue os camarões em um fio de óleo, até que eles mudem de cor. Um camarão, grande, cozinhe inteiro e reserve.

Em um prato, misture os ingredientes das duas frigideiras e adicione a rúcula, o tomate cereja e o palmito. Decore o prato com o camarão cozido inteiro.

Continua depois da publicidade

O Villa do Camarão tem unidades na Lagoa da Conceição e em Jurerê Internacional.