Escavações em um terreno particular devem gerar a interdição de uma rua, que ainda é projetada e não tem nome, no bairro Santa Tereza, em Joaçaba. O fechamento deve ocorrer ainda na tarde desta sexta-feira e foi motivado por reclamações de vizinhos, que alegam que pedras colocadas no local estão gerando riscos de desmoronamento para cerca de 10 famílias que moram nas redondezas.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil municipal decidiu proibir o tráfego de veículos e de pedestres no local pelo menos até a próxima terça-feira, quando os proprietários do terreno devem apresentar um cronograma para conclusão das obras. Como medida emergencial, uma lona será colocada em toda a extensão do barranco escavado, para evitar infiltrações que podem gerar desmoronamentos.
O secretário municipal de Infraestrutura, Venilton Teles, disse que a prefeitura já entrou com uma ação judicial contra o proprietário do terreno. A documentação que regula as escavações já teria sido entregue e está sendo analisada pelo Poder Público. Caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis poderão pagar multa.
– Os trabalhos no local estão impedidos e aguardamos a análise dos documentos. Um cronograma para a retirada do material do local, principalmente das pedras, será apresentado em um prazo de cinco dias – frisa.
Contraponto
Continua depois da publicidade
O proprietário do terreno, Claucir Ferronato, alega que as pedras que geraram as reclamações estão no local desde 2011, quando os trabalhos teriam sido iniciados. Para ele, o material não traz risco aos vizinhos e estaria servindo de contenção provisória às escavações.
Ferronato também afirma que possui a documentação necessária para os trabalhos e tudo estaria sendo acompanhado por engenheiros para evitar riscos. Após as escavações, ele pretende construir duas casas no local.