A chuva persistente que cai sobre boa parte de Santa Catarina assustou o protetor Paulo Santangelo, que cuida de 400 cães em um sítio de Florianópolis. Um rio que passa ao lado da propriedade transbordou nesta sexta-feira (12) e, com a ameaça de atingir o local onde ficam os animais, o morador pediu socorro nas redes sociais para retirá-los do terreno.
Continua depois da publicidade
Foi então que uma força-tarefa de voluntários, que seguiu pela madrugada deste sábado (13), acabou ocorrendo.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Paulo é carioca, engenheiro de comunicações e cuida praticamente sozinho de 400 animais no abrigo que montou há pouco mais de 10 anos. Nesta sexta, com a chuva, o rio transbordou e bloqueou o acesso ao lugar. Ao perceber a força da água, que poderia atingir o espaço onde estão parte das casinhas com os cachorros, Paulo fez um apelo no Instagram:
— O rio encheu muito, destruiu a estrada. Vai subir e vai alagar. Não sei para quem vou pedir ajuda. Por favor, façam alguma coisa — disse em desespero.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Foi então que cerca de 30 pessoas, de diferentes lugares, apareceram no sítio. Com corda, colete salva-vidas, em meio ao escuro e água pela cintura, os voluntários conseguiram chegar e retirar dezenas de cachorros da parte mais baixa. Eles foram colocados dentro da casa e em pontos mais altos da propriedade, conta Paulo:
— Eu não preguei o olho, graças a Deus os voluntários vieram, porque nenhum órgão do poder público apareceu. As pessoas ficaram a madrugada inteira e ainda tem gente aqui — descreveu o protetor na manhã deste sábado.
Apesar do susto, a água não atingiu o espaço dos cachorros e, agora, Paulo monitora o nível do rio, que segue extremamente cheio. A previsão é de chuva frequente na região ao menos até terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando temporais isolados em toda Santa Catarina.
Leia mais
Defesa Civil alerta para chuvas de 250 milímetros e ressaca em SC