O Rip Curl Guarujá Pro começa nesta quinta, dia 7, na Praia do Tombo, em Guarujá (SP), reunindo grandes nomes do surfe brasileiro. A competição distribui R$ 40 mil em prêmios e é válida pelo ranking Brasil Tour, que garante 20 vagas para a elite do Super Surf em 2005. Serão 176 atletas de 14 estados disputando a competição.
Continua depois da publicidade
Um dos favoritos para ganhar a etapa é o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão mundial pro júnior. Com um desempenho acima da média, ele disputou cinco campeonatos profissionais este ano no Brasil e, em todos, chegou às finais.
Das três vitórias que conquistou, uma foi na etapa de abertura do Brasil Tour, a Seletiva Petrobras de Ubatuba (SP), e outra no mesmo palco onde será disputado Rip Curl Guarujá Pro, no Paulista Profissional. Na disputa pelo título deste ano, seu principal rival é o ubatubense Odirlei Coutinho, vencedor da 2ª etapa do Brasil Tour, em Florianópolis.
A diferença entre os dois é de apenas 60 pontos. Odirlei, que é o vice-líder do Super Surf, soma 1.730 pontos e Mineirinho 1.670. O terceiro colocado nesta lista é o paraibano Fábio Gouveia, que tem 1.220 pontos.
Na primeira rodada, o principal nome é Paulo Matos, campeão brasileiro profissional pela Abrasp, em 1987. O surfista de 40 anos é um dos ídolos locais e quer mostrar que apesar da idade, ainda continua em plena forma.
Continua depois da publicidade
Já na segunda rodada entram no mar representantes da nova geração do surfe nacional: Pablo Paulino (SP) e Eduardo Rollins (RJ).