A diminuição das chuvas desde o mês passado já começa a afetar os rios em Santa Catarina causando estiagem em alguns pontos de monitoramento. Conforme a Epagri/ Ciram, nesta segunda-feira ao menos quatro estações estavam em estado de emergência e outras dez em alerta.
Continua depois da publicidade
Conforme relatório divulgado na manhã desta terça-feira, os pontos em estado de emergência estão na bacia hidrográfica do Rio das Antas, que corta o município de Guaraciaba; na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, na altura de José Boiteux; na bacia hidrográfica do Rio Tijucas em São João Batista; e no complexo hidrográfico do Rio Camboriú, na cidade de Camboriú, na altura do Rio Canoas.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo órgão de monitoramento, entre os pontos em estado de emergência o mais crítico é em São João Batista onde a marcação está negativa. Nesse ponto a tendência é de melhora. Em José Boiteux, na manhã desta terça-feira, o nível do rio Itajaí-Açu estava em seis centímetros.
A Epagri/ Ciram explica que a estiagem é comum nesta época do ano quando há apenas chuvas isoladas ou pancadas de verão, mas que a situação é potencializada por conta do desvio de água para uso no campo. Segundo o órgão de monitoramento, é o que estaria ocorrendo na bacia do Rio Camboriú, do Rio Piçarras e do Rio Perequê.
Chuvas abaixo da média em SC
Em novembro, segundo o órgão de monitoramento, deveria ter chovido, na média, entre 106mm e 160mm no Estado. No entanto, a região com maior volume de chuva foi a da Grande Florianópolis, que registrou 60,5mm. Já em dezembro, também segundo a Epagri/ Ciram, a média histórica de chuva para o mês está entre 106mm e 162mm.
Continua depois da publicidade
Até segunda-feira a região que registrou maior volume de chuva tinha sido o litoral sul do Estado, com 70,7mm. No entanto, no litoral norte, por exemplo, choveu apenas 26,6 mm. No Extremo Oeste, a média de chuvas até o dia 17 de dezembro foi de 18,8 mm.
O acompanhamento da situação dos rios em Santa Catarina começou a ser feito na semana passada. Ao todo a Epgari/ Ciram monitora 16 complexos e bacias hidrográficas no Estado. É possível acessar, no site do órgão, a situação das estações hidrográficas no Estado, que estão classificadas por cores no mapa. Para melhor visualização também há possibilidade de filtrar usando as opções que ficam no lado esquerdo da tela.