Os rios que formam a Bacia do Itajaí, no Vale, têm risco de inundação nesta semana por conta da chuva intensa prevista. O alerta foi divulgado na tarde desta segunda-feira (28) pela Defesa Civil de Santa Catarina e cita áreas no Médio Vale e na Foz do Itajaí-Açu. A preocupação maior é para “quarta e quinta-feira”, ainda conforme o monitoramento hidrológico do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Rios como o Itajaí-Mirim, Itajaí do Norte, Itajaí do Oeste, Itajaí do Sul, Benedito e Luiz Alves são alguns dos que compõem a bacia. O Itajaí-Açu, que também faz parte da lista, estava na tarde desta segunda com 4,22 metros, em estado de atenção. O nível do principal rio da região chegou a atingir 4,85 metros às 8h, mas desde então vem em queda.
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, como não chove com intensidade no Alto Vale, pelo menos por enquanto a preocupação não é com uma enchente no Itajaí-Açu. Os olhares das equipes estão voltados para eventuais deslizamentos por conta da saturação do solo e, também, para os ribeirões nos bairros.
— Existe a possibilidade de precipitação pluviométrica [chuva] elevada, e isso se confirmando pode acontecer como no sábado e no domingo, com os ribeirões saindo da calha e causando inundação — afirma Menestrina ao se referir ao caso do Rio Benedito, na região de Timbó e Benedito Novo, que chegou a transbordar em alguns pontos durante o fim de semana.
Continua depois da publicidade
Na região, os maiores acumulados de chuva desde sábado foram registrados em Benedito Novo (244,6 milímetros), Gaspar (237,5 milímetros), Luiz Alves (231,4 milímetros), Timbó (200,2 milímetros) e Blumenau (192,9 milímetros). Vale lembrar que cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado. Em alguns casos, choveu mais em três dias do que todo o equivalente para o mês de novembro.
Na noite deste domingo (27) e manhã de segunda-feira (28), Pomerode e Benedito Novo chegaram a entrar em “alerta máximo” para deslizamentos, conforme a Defesa Civil. Luiz Alves decretou situação de emergência por conta das mais de 30 ocorrências registradas e um vídeo que repercute nas redes sociais mostra funcionários de um mercado em uma força-tarefa para remover mercadorias depois que a água invadiu um depósito.
Para a sequência da semana, a previsão é de ainda mais chuva.
Leia também:
Casal deixa carro para trás e se pendura em cerca para escapar de correnteza em rio de SC
Rio sobe e deixa 30 pessoas ilhadas na Grande Florianópolis; veja vídeo do resgate