As fortes chuvas seguem preocupando e causando estragos há 11 dias em diversas cidades de Santa Catarina. Entre as mais atingidas, no Alto Vale e Alto Vale do Itajaí, o início deste domingo (12) começou com o nível da água baixando, porém, ainda insuficiente para o retorno à normalidade.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Rio do Oeste, a altura do rio está baixando quatro centímetros por hora, mas ainda há regiões isoladas por causa das enchentes, principalmente as mais próximas do Centro. A Defesa Civil afirma que não consegue acessar essas comunidades pela altura da água e pelos riscos de desmoronamentos em estradas, ou por conta de rodovias que estão cedendo.
De acordo com o órgão municipal, o rio estava em 10,56 metros por volta das 7h deste domingo. A altura minimamente recomendável para ações mais concretas serem feitas é menor que 7 metros.
Por que o nível dos rios demora tanto para baixar no Vale do Itajaí
Continua depois da publicidade
Os moradores de Rio do Oeste estão sendo atendidos por meio de aeronaves ou barcos, que levam serviços de saúde, alimentação e remédios, por exemplo.
Em Taió, apesar de ainda ter pontos de alagamentos, a prefeitura afirma que as águas também estão baixando de nível no município. No momento, a orientação é que comerciantes tirem móveis e materiais estragados dos estabelecimentos para serem recolhidos pela secretaria de Obras.
O principal rio da cidade está em 9,66 metros, enquanto a barragem tem 105% de ocupação, sendo que seis comportas estão fechadas e uma aberta.
Já em Rio do Sul, conforme atualização da noite do último sábado (14), o nível do rio está em 10,32 metros. Para este domingo, a prefeitura anunciou uma força-tarefa para fazer a limpeza de 12 ruas que já tiveram recuo da água.
Continua depois da publicidade
Chuvas fortes deve voltar
A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste domingo (15). Entretanto, as maiores precipitações são esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões.
Neste domingo, a chuva deve ser fraca na metade leste do Estado. Porém, no Grande Oeste ela pode vir com pancadas moderadas ou até fortes, acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã.
O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.
Estas chuvas estão associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Continua depois da publicidade
Leia também
Idosa de Rio do Sul é a terceira vítima de enchentes em SC
Taió tem comporta de barragem aberta por previsão de “chuvas expressivas”
Defesa Civil de SC negocia abertura de comportas na barragem de José Boiteux